José Reis participa de reunião da CCEAGRO em Belém

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-GO, Eng. Agr. José Reis, participou da 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas (CCEAGRO), realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Belém-PA. O objetivo primordial do encontro foi padronizar opiniões e discutir sugestões para aprimorar a fiscalização da agronomia realizada no país, levando em consideração as especificações e dificuldades de cada região. "Debater sobre a fiscalização é importante porque é uma forma de garantir a defesa da sociedade, ou seja, de dar segurança alimentar e acesso a produtos saudáveis, sem contaminantes", explicou Kléber Santos, coordenador nacional das CCEAGRO.

Como explica José Reis, para a discussão da fiscalização dos Creas na modalidade da Agronomia, foram realizadas apresentações de diversos coordenadores do atual quadro da fiscalização em seus respectivos estados. Na oportunidade, José Reis fez uma breve explanação do novo modelo de fiscalização implantado pelo Crea-GO, realizado através da plataforma ArcGIS, utilizando tecnologias de geoprocessamento e georreferenciamento, o que, de acordo com o conselheiro, “causou boa repercussão e interesse dos representantes de outros estados”.

Outro destaque da reunião, segundo José Reis, foi a discussão sobre os encaminhamentos da reação ao PL 1016/2015, projeto que exclui a atribuição de zootecnia dos engenheiros agrônomos e médicos veterinários. “No dia 22 de outubro será realizada uma audiência pública no Congresso Nacional, em Brasília, para discutir o PL e, na reunião, foi decidido que os coordenadores devem se empenhar no sentido de levar o maior número possível de profissionais ao evento, no sentido de buscar convencer os deputados da inconveniência da aprovação de tal projeto. O Crea-GO está se articulando nesse objetivo”, explicou Reis.

Assuntos como a responsabilidade técnica pelo receituário agronômico; o Encontro Nacional de Agronomia, a Semana de Engenharia e o CONTECC; Congresso Mundial de Agronomia; crédito rural; e a questão do ensino de agronomia também foram discutidos. A reunião contou ainda com uma visita técnica à Agroindústria Agropalma, que refina óleo de palma ou dendê, onde os coordenadores puderam conhecer a fábrica e ter uma ideia do funcionamento da empresa, com destaque para sua responsabilidade social e ambiental.

Ao final da 3ª reunião, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Carlos Fernandes Xavier, ministrou palestra sobre as “Potencialidades e Realidade do Agronegócio no Pará”. Para concluir, foram aprovadas diversas propostas referentes aos temas discutidos, que delinearão o trabalho da CCEAGRO.