No MP, Francisco Almeida discute soluções para rampas instaladas no Terminal Vera Cruz

Em reunião realizada na sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO) o presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, acompanhado do gestor do Departamento Técnico do Conselho, Eng. Civ. Edvaldo Maia, e da Eng. Civ. Letícia Carvalho, do mesmo departamento, discutiu soluções para os problemas de embarque de passageiros nos ônibus articulados no Terminal Vera Cruz. Em 29 de setembro, Edvaldo e Letícia elaboraram um relatório de constatação que verificou inconformidades das rampas provisórias instaladas no terminal com as normas técnicas pertinentes. O documento, sugerindo a suspensão imediata do embarque de passageiros pelas rampas, foi encaminhado ao MP, o que levou à instauração de um procedimento visando encontrar soluções para o problema.

Da reunião, além dos representantes do Crea-GO, também participaram os promotores de Justiça Maurício Nardini, da área de meio ambiente e urbanismo; Maria Cristina de Miranda, de defesa do consumidor; as coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente e do Consumidor, Suelena Carneiro Caetano Jayme e Alessandra Aparecida de Melo; além do técnico pericial do MP Jader Rodrigues Alves. Também foram convidados representantes do consórcio da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), da Metrobus e da Exoteng Engenharia.

Como alternativa provisória para a questão, a RMTC propôs que a Metrobus encaminhe para o terminal uma frota de 32 ônibus mais novos, que contam com as adaptações necessárias para o Terminal Vera Cruz. Diante dessa proposta, o MP deu prazo de 24 horas à empresa para que informe a anuência por escrito com a solução indicada. Como solução definitiva, foi apresentando o projeto para a construção da plataforma para embarque nos ônibus do Eixo Anhanguera. A RMTC informou que consegue realizar o trabalho em 20 dias, após a proposta ser aprovada em todos os trâmites legais necessários.

Na reunião, foi informado que será construída uma plataforma para embarque de passageiros nos ônibus articulados