×

“Em 2020, o Prêmio será de todo o Brasil”, afirma Francisco Almeida

Anúncio foi feito durante a solenidade de entrega da 18ª edição do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente

Publicado: 22/11/19 16:01
Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


[noticia: em-2020-o-premio-sera-de-todo-o-brasil-afirma-francisco-almeida] Francisco Almeida apresenta um breve histórico da premiação ao longo de seus 18 anos (Foto: Silvio Simões) - PREMIO_GO_1.jpg Francisco Almeida apresenta um breve histórico da premiação ao longo de seus 18 anos (Foto: Silvio Simões)

Durante a solenidade de entrega do 18º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, realizada na noite de 21 de novembro, no Memoratto Eventos, com a presença de 440 convidados, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, já anunciou a novidade da próxima edição: “no ano de 2020, com muita credibilidade, criatividade, persistência e ousadia, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente estará aberto para todo o Brasil”.

A fala fez parte do discurso de encerramento da solenidade que premiou os projetos vencedores em cada uma das cinco modalidades em disputa: Imprensa, Elementos Naturais, Sociedade Sustentável, Inovação Tecnológica e Produção Acadêmica. Desde 2001, o Crea-GO reconhece e incentiva projetos voltados para a visibilidade de boas práticas em prol da preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente. Neste ano, o tema foi “Cidades: dos desafios às soluções”.

Em sua fala, Francisco apresentou um breve histórico da premiação ao longo de seus 18 anos. “Em 2001, engajado em promover a sustentabilidade ambiental, o Crea lançou o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, com a pretensão de valorizar as ações dos profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências na preservação ambiental. Durante esses 18 anos, houve uma evolução e integramos a sociedade e a academia em nossa premiação”, frisou.

O presidente do Regional goiano ainda lembrou que, já pensando em expandir o Prêmio de Meio Ambiente para todo o país, em 2018 “passamos a aceitar a inscrição de trabalhos oriundos de toda a região Centro-Oeste e do Estado do Tocantins. Foi um sucesso. Neste ano, incorporamos também o Estado de Minas Gerais, com a inscrição de 13 trabalhos. Hoje, completamos 18 anos e vamos percorrer o Brasil, premiando e divulgando o trabalho de brasileiros e brasileiras que promovam ações visando ao desenvolvimento sustentável”.

O Eng. Civ. Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que foi um dos patrocinadores do 18º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, parabenizou, em sua oportunidade, todos que participaram da organização do evento. “São 18 anos de intenso trabalho, mais de 1.300 trabalhos que foram apresentados, mais de 300 profissionais especialistas que trabalharam ao longo dos 18 anos dessa comissão julgadora, mais de 9 mil pessoas participando diretamente desse Prêmio e nesse ano, tivemos hoje a oportunidade de conhecer a felicidade de receber 177 trabalhos, 15 desses escolhidos e premiar os cinco vencedores”, comentou.

O presidente do Confea ainda fez um pedido durante seu discurso. “Queremos que no ano de 2020, o Prêmio Crea Goiás tenha uma edição nacional, que possa contemplar as 27 unidades da federação, com o objetivo de levar ao país temáticas que tratam de meio ambiente e qualidade de vida e com exemplos da ligação fundamental do campo-cidade e cidade-campo e qual a relação disso com o nosso Sistema profissional”, completou.

Já o diretor de Benefícios da Mútua Executiva, Eng. Civ. Jorge Silveira, destacou  a satisfação de participar de um evento como este. “O Prêmio deveria ser um exemplo para todos os outros estados do Brasil, pois o meio ambiente não é só engenharia e agronomia, o meio ambiente é importante para toda a sociedade”, ressaltou. O diretor Geral da Mútua-GO, Eng. Civ. Roger Pacheco Piaggio Couto, também presente à solenidade, afirma que “o Prêmio é de grande importância para o meio ambiente e para os seres humanos”. A Mútua também patrocinou o evento.

Outro patrocinador do Prêmio, o Sicoob Engecred-GO, foi representado pelo seu presidente, Eng. Civ. Argemiro Antônio Fontes Mendonça. Em sua fala, ele destacou que “o evento é uma forma do Conselho profissional abrir espaço para reconhecer o que melhor se faz pela preservação do meio ambiente”.

O 18º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente contou com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-GO (Mútua-GO) e do Sicoob Engecred-GO. Entre os regionais apoiadores desta edição, estiveram os Creas do Distrito Federal, do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e do Tocantins.

Já o apoio institucional ficou a cargo da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (RBPG/ONU); das Federações das Indústrias do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins; das Secretarias de Meio Ambiente dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins; além da Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Associação Goiana dos Municípios (AGM).