×

Crea participa da última reunião do ano do Fórum Goiano de Agrotóxicos



Publicado: 04/12/19 18:04
Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


[noticia: crea-participa-da-ultima-reuniao-do-ano-do-forum-goiano-de-agrotoxicos] Encontro tem objetivo de tratar das possibilidades práticas de atuação em face dos agrotóxicos - MPT_GO_2.jpeg Encontro tem objetivo de tratar das possibilidades práticas de atuação em face dos agrotóxicos

Para marcar o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, comemorado em 3 de dezembro, o Fórum Goiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) realizou no mesmo dia,  uma reunião para tratar das possibilidades práticas de atuação em face dos agrotóxicos. O encontro ocorreu no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Goiânia.

A data foi escolhida por causa do maior desastre da indústria química mundial, que aconteceu em Bhopal, na Índia: o vazamento do gás isocianato de metila, utilizado na produção de agrotóxicos, que deixou um saldo de oito mil mortos nos três primeiros dias após a tragédia e mais de meio milhão de pessoas expostas diretamente à substância, que causa uma série de doenças crônicas.

Goiás, onde o agronegócio é um dos grandes motores da economia, é o terceiro estado  brasileiro que mais utiliza agrotóxicos por hectare de área agrícola: 16,69 Kg/ha (Rio Verde está entre os 10 municípios brasileiros que mais consumiram agrotóxicos em 2015, com 7,3 milhões). Em razão disso, foi criado, em 2011, o Fórum Goiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, que agrega mais de 30 entidades governamentais e da sociedade civil. Entre as instituições está o Crea-GO, que na  reunião, foi representado pelo seu assessor Institucional de Entidades de Classe, Eng. Agr. José Luiz Barbosa.

O Fórum tem como objetivo receber e denunciar fatos relacionados a danos à saúde do trabalhador, ao ambiente e à sociedade causados pela comercialização, uso, armazenamento de agrotóxicos e produtos afins e descarte das embalagens, encaminhando-as aos órgãos competentes para as providências cabíveis.

Programação – Na última reunião do ano, as instituições assistiram a uma apresentação dos integrantes do Fórum e convidados; os órgãos também aprovaram oficialmente o novo Regimento Interno do FGCIA. Duas palestras foram realizadas durante o encontro. A primeira, “Possibilidades práticas de atuação em face dos Agrotóxicos”, foi ministrada pelo procurador do Trabalho Leomar Daroncho. A segunda, intitulada “Articulação de políticas públicas de combate aos impactos do Agrotóxico: desafio a ser enfrentado”, foi ministrada pelo Dr. Osmar Pires Júnior. A programação foi finalizada com a aprovação do Plano de Ação da Gestão biênio 2019/2021.