Assembleia de Minas promove a instalação de Frente Parlamentar

Com centenas de obras paradas em todo o Estado, a Assembleia pretende promover projetos de lei e políticas públicas para retomar operações.

Publicado: 06/09/19 20:22
Fonte: Comunicação - CONFEA

[noticia: assembleia-de-minas-promove-a-instalacao-de-frente-parlamentar] Presidentes reunidos durante lançamento da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - 01.jpeg Presidentes reunidos durante lançamento da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, participou, em 5 de setembro, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Infraestrutura, do Desenvolvimento e dos Profissionais do Setor, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte-MG. A proposta da Frente foi conduzida pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social em audiência pública presidida pelo deputado Celinho Sintrocel (PCdoB).

O encontro contou com a presença de outras lideranças do Sistema Confea/Crea, como os presidentes do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, do Crea-MG, Eng. Civ. Lucio Borges, do Crea-AP, Eng. Civ. Edson Kuwahara; Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese; e Crea-RR, Eng. Agr. Wolney Parente; além de, entre outros, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Minas Gerais, Everson de Alcântara Tardeli; do vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac; e do vice-governador do Estado, Paulo Brant.

“Queremos desejar aos deputados mineiros que o protagonismo das  nossas profissões esteja sempre como prioridade. Se quisermos falar em qualidade de vida, em longevidade, em saúde, temos que primeiro falar em ciência, em tecnologia, em inovação, e o sinônimo disso tudo é Engenharia. Parabéns pelo lançamento da Frente, podem contar com o Conselho Federal, podem contar com os 27 presidentes de Crea, principalmente com o presidente Lucio, grande protagonista da Engenharia nacional, que está discutindo, não só no Estado de Minas Gerais, mas como uma das principais lideranças do Brasil, a questão estratégica do nosso projeto de nação”, afirmou o  presidente do Conselho Federal, Joel Krüger.

A Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Infraestrutura, do Desenvolvimento e dos Profissionais do Setor busca debater os desafios da engenharia no Estado e discutir propostas para a retomada do crescimento das atividades econômicas do setor. O Estado de Minas Gerais possui, hoje, 148 mil profissionais e 36 mil empresas registrados pelo Crea-MG. O presidente da Comissão do Trabalho destaca que serão necessários investimentos públicos para que a área gere empregos em curto, médio e longo prazos. “Creio que a engenharia deve ser o centro articulador dos investimentos, do mercado interno e das empresas nacionais”, comentou ao portal da Assembleia.

Com centenas de obras paradas em todo o Estado, a Assembleia pretende promover projetos de lei e políticas públicas para a retomada dessas operações, projetos voltados para o desenvolvimento, a sustentabilidade, o compromisso social e a valorização da categoria, conectando as demandas dos cidadãos, dos trabalhadores, das empesas, dos municípios e do Executivo.

Também solicitante da audiência, Ana Paula Siqueira (Rede) comentou a importância da frente como canal de diálogo e de cooperação entre o Estado e agentes da sociedade política e civil para a convergência de ações comuns. “Não consigo imaginar uma única área, como a industrial, educação ou saúde que não perpasse pela engenharia. Este é um termômetro da economia mineira, um pujante gerador de emprego e renda”, sugeriu. (Com informações da Equipe de Comunicação do Confea)