Lamartine Moreira participa de evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

No evento, realizado em Santa Rita do Araguaia, o presidente aproveitou o contato com representantes do poder público

Publicado: 07/06/21 13:21 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

[noticia: lamartine-moreira-participa-de-evento-alusivo-ao-dia-mundial-do-meio-ambiente] O governador Ronaldo Caiado (E) e o presidente Lamartine Moreira plantam muda nativa às margens do Rio Araguaia - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 01.jpeg O governador Ronaldo Caiado (E) e o presidente Lamartine Moreira plantam muda nativa às margens do Rio Araguaia

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, participou, em Santa Rita do Araguaia, de evento promovido pelo Governo do Estado de Goiás em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. No evento, o governador Ronaldo Caiado fez um gesto para representar o maior projeto de recuperação ambiental do mundo: plantou uma muda de aroeira às margens de rio e anunciou o aporte de R$ 11 milhões da farmacêutica Hypera Pharma para o Projeto Juntos pelos Araguaia, parceria dos governos de Goiás, Mato Grosso e federal.

O apoio do projeto do grupo Hypera Pharma vai se estender pelos próximos três anos, com a recuperação de uma área de 166 hectares nos municípios de Santa Rita do Araguaia e Portelândia. O financiamento também dará suporte à construção de um viveiro em Mineiros, no sudoeste goiano, com a capacidade de produzir 500 mil mudas nativas por ano, que vão ser usadas na recuperação da cabeceira do Rio Araguaia.

No evento, o presidente Lamartine Moreira, que também plantou uma muda nativa às margens do Rio Araguaia, aproveitou para colocar o Crea-GO à disposição de representantes de diversos entes públicos também presentes. “Na oportunidade, conversamos com os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, com o objetivo de ampliar as parcerias do Crea com o Governo de Goiás, por meio das secretarias”, explica Lamartine.

O presidente do Regional goiano também conversou com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), deputado federal José Mário Schreiner, sobre a importância da parceria entre o Conselho e a Federação no Estado de Goiás. “O deputado destacou a importância do Crea-GO e de tudo o que podemos fazer em conjunto, em prol da fiscalização e da atuação do engenheiro agrônomo no apoio às práticas de proteção ao meio ambiente”, resume o presidente do Crea.

Ainda em Santa Rita do Araguaia, Lamartine Moreira falou com o prefeito da cidade, Carlos Tadeu, sobre a importância de renovar o acordo de cooperação técnica com o Conselho, que se aproxima da data de vencimento; com o presidente do Instituto Espinhaços, Luiz Oliveira; e com o CEO da Hypera Pharma, Breno de Oliveira, convidando-os a conhecer o Crea-GO, seu sistema de fiscalização e seu trabalho em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás.

Acompanharam o presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira, no evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente promovido pelo Governo de Goiás, o chefe de Gabinete, Eng. Civ. Ulysses Sena; e o representante da Coordenadoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eng. Amb. Aquila Levindo.

Juntos pelo Araguaia

Lançado em 05 de junho de 2019, o programa Juntos pelo Araguaia visa revitalizar as cabeceiras do rio, que passa pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Na primeira etapa, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio e de seus afluentes.

Desde o seu lançamento, há dois anos, o programa já acumula investimentos que somam R$ 43 milhões e que estão sendo revertidos em ações nos 16 municípios goianos que formam a Bacia do Alto Araguaia. Do lado mato-grossense, outras 12 cidades integram o projeto.

Entre os investidores está também a empresa Anglo American, que destinou R$ 7 milhões que vão beneficiar cerca de outros 100 hectares, bem como a Rumo Logística que destinará R$ 24,9 milhões ao programa, com lote ainda a ser definido. (Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás)