menu
×

Crea participa de homenagem a parceiros do Ciclo do Fogo 2019/2020 e lançamento do app PlanteGO

Evento fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Semad

Publicado: 09/06/21 16:35 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO


[noticia: crea-participa-de-homenagem-a-parceiros-do-ciclo-do-fogo-20192020-e-lancamento-do-app-plantego] A equipe do Crea-GO e a titular da Semad, Andréa Vulcanis (C) - EVENTO SEMANA MEIO AMBIENTE 01.JPG A equipe do Crea-GO e a titular da Semad, Andréa Vulcanis (C)


O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, participou, na manhã de 9 de junho, do evento de Homenagem e Prestação de Contas do Combate a Incêndios Florestais em Goiás e Lançamento do Aplicativo para Smartphone PlanteGO. A equipe de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-GO, representada pela coordenadora Eng. Amb. Marcella Castro; e pelo assessor Eng. Amb. Aquila Levindo; além do chefe de Gabinete do Crea, Eng. Civ. Ulysses Sena, também estiveram presentes.

No evento, o Governo de Goiás homenageou instituições, brigadas, ONGs, empresas e prefeituras parceiras na prevenção e combate a incêndios florestais no Estado. Os certificados foram entregues pela titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis; e pelo presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, na solenidade realizada na barragem do Ribeirão João Leite.

O reconhecimento a todos aqueles que contribuíram com o ciclo do fogo 2019/2020 integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Semad. Ainda durante o evento foi feita a entrega simbólica de materiais utilizados na prevenção e combate às queimadas, e que foram adquiridos por meio de compensação ambiental. A secretária, o presidente da Saneago, o presidente do Crea e outras autoridades fizeram também o plantio simbólico de mudas, iniciativa que visa à recuperação de áreas degradadas às margens do rio.    

PlanteGO

Ainda durante a solenidade, seguindo a tendência de informatização dos serviços oferecidos pelo Estado, o Governo de Goiás apresentou o PlanteGO, aplicativo que permite ao cidadão goiano registrar o plantio de mudas em ambiente urbano ou rural. O app consiste numa ferramenta de Educação Ambiental e monitoramento de mudas provenientes de compensação ambiental que, eventualmente, serão doadas pela Semad.

O PlanteGO, já disponível na loja virtual de aplicativos do sistema operacional Android, permite ainda que durante o registro do plantio as pessoas marquem a opção “homenagem a uma vítima da Covid-19”, para rememorar um ente querido vítima da pandemia do novo coronavírus. Por meio da ferramenta é possível também presentear um familiar ou amigo com uma muda.

ReNascentes

Parceira no evento, a Saneago, por meio de seu presidente, Ricardo Soavinski, também lançou o projeto ReNascentes, cujo objetivo é recuperar e proteger as bacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos nos mananciais que abastecem os sistemas operados pela companhia. Por meio deste projeto, proprietários rurais que possuem áreas de proteção e recuperação de nascentes e matas ciliares nas sub-bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó (em Anápolis), poderão se cadastrar no portal da Saneago para receberem mudas e materiais para cercamento de nascentes. (Com informações da Semad e da Saneago)