Crea-GO e município de Itumbiara alinham ações conjuntas

Reunião de alinhamento contou com participação do presidente Lamartine Moreira e do prefeito Dione Araújo

Publicado: 13/09/21 15:22 - Fonte: Equipe de Comunicação da Prefeitura de Itumbiara

[noticia: crea-go-e-municipio-de-itumbiara-alinham-acoes-conjuntas] O presidente Lamartine Moreira explica ao prefeito e secretários de Itumbiara como funciona a fiscalização ostensiva do Crea-GO - Foto 02_Itumbiara.jpg O presidente Lamartine Moreira explica ao prefeito e secretários de Itumbiara como funciona a fiscalização ostensiva do Crea-GO

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, participou, na manhã de 10 de setembro, no auditório do Palácio 12 de Outubro, em Itumbiara-GO, de reunião que objetivou ao fortalecimento da parceria para ações de orientação e fiscalização conjunta entre o Conselho e o município goianos.

A reunião contou com a participação do prefeito Dione Araújo, do secretário de Planejamento Wender Borges e do assessor jurídico do município de Itumbiara, Márcio Rodrigues. do presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMAI), José Augusto Toledo Filho; dos secretários Wender Garrote (Planejamento), Gilson Almeida Teixeira (Finanças), Thales Machado (Governo), Luciano Franco (Obras) e Tom de Oliveira (Ação Urbana), o diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Celso Prateado; servidores e fiscais municipais, e o presidente da subseção Itumbiara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  Márcio Rodrigues Vieira.

Pelo Crea-GO, também estiveram presentes o conselheiro regional Eng. Agr. Adriano Borges; o conselheiro federal suplente Eng. Civ., Agr. e Seg. Trab. José Augusto de Toledo; o inspetor do Crea em Itumbiara, Eng. Agr. Alessandro Oliveira; o chefe de Gabinete do Conselho, Eng. Civ. Ulysses Sena; o assessor institucional do Interior, Eng. Agr. Vicente Machado; o líder da Área de Fiscalização, Eng. Quim. Frederico Neiva Borges; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos.

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, explicou que a instituição faz uma fiscalização ostensiva e consegue mapear imóveis, em construção ou em reforma, com indícios de irregularidades, na cidade e no campo. “Esse levantamento será repassado à Prefeitura, que pode estar sendo lesada com o não pagamento de taxas”, ressaltou o presidente. O inspetor do Regional em Itumbiara, Alessandro Pereira, destacou que o banco de dados do Crea está à disposição das secretarias da Prefeitura de Itumbiara.

O presidente da AMMAI, José Augusto Toledo Filho, frisou que a “a parceria existente com o Crea permitirá o aumento na eficiência da fiscalização do município, trazendo resultados positivos, como proteção ao meio ambiente”. O secretário de Planejamento, Wender Garrote, disse que “o acesso aos dados do Crea contribuirá para melhorar a arrecadação do município, já que, em algumas situações, a Prefeitura deixa de arrecadar taxas, porque não tem informações sobre a situação de algumas obras”.

Parceria - O Crea-GO e o município de Itumbiara possuem um acordo de cooperação técnica focado na fiscalização de obras e serviços das Engenharias, da Agronomia e das Geociências em Itumbiara firmado desde 2015. Por meio do termo firmado, o Crea também compartilhou com o município o Programa de Engenharia Pública “Casa Própria”, por meio do qual disponibiliza 10 projetos diferenciados de até 69,99m² à população local de baixa renda.

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM DA PREFEITURA DE ITUMBIARA
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM DA PREFEITURA DE ITUMBIARA