×

Cem pessoas assistiram à palestra online que discutiu o BIM

A aula virtual foi ministrada pelo Eng. Civ. Me. Byl Farney Junior

Publicado: 09/07/20 13:02
Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


[noticia: cem-pessoas-assistiram-a-palestra-online-que-discutiu-o-bim] Cem profissionais participaram da palestra online “Reflexões sobre o uso do BIM na Construção Civil” - PALESTRA REFLEXÕES SOBRE O BIM.png Cem profissionais participaram da palestra online “Reflexões sobre o uso do BIM na Construção Civil”

O Crea-GO e o Instituto Monte Pascoal promoveram, no dia 7 de julho, a palestra técnica online “Reflexões sobre o uso do BIM na Construção Civil”. Realizada por meio da plataforma Zoom, a palestra foi ministrada pelo Eng. Civ. Me.  Byl Farney Junior e reuniu 100 profissionais. O objetivo da aula foi apontar algumas vantagens do uso do BIM na construção civil e instigar reflexões sobre a sua utilização em canteiros de obra, suprimentos, orçamentos, projetos e compatibilização.

“O BIM é uma nova filosofia de trabalho, colaborativa entre os participantes de todo o processo da construção civil, incluindo o fabricante, o fornecedor, o orçamentista, projetista, executor da obra, o pós-obra, o cliente, enfim, todos os envolvidos. E esse trabalho colaborativo se dá via modelo computacional, no qual todos os envolvidos têm acesso às informações completas”, explica o professor.

Byl Farney ainda destaca que, durante a palestra, compartilhou com os 100 participantes “que é possível não ter perda de informação; é possível que os interessados se comuniquem de uma forma muito mais precisa, do ponto de vista técnico, para que não haja imprecisões na obra, retrabalho ou desperdício de tempo, material ou mão de obra. É uma profissionalização da construção civil em um sentido mais amplo”.

No encontro virtual, o palestrante ainda destacou, entre outros, as vantagens de se usar o BIM; como ele pode ser implantado nos escritórios de projeto e nas construtoras; quais são as dificuldades encontradas no Brasil para a rápida implantação dessa filosofia de trabalho; além do decreto do Governo Federal que exige a implantação gradual do BIM para projetos, orçamento e execução de obras públicas, que deve estar completa até 2028.

Os certificados daqueles que participaram da palestra técnica online “Reflexões sobre o uso do BIM na Construção Civil”, assim como o calendário dos próximos eventos promovidos pelo Crea-GO e parceiros, podem ser acessados por meio do portal Mais Capacitação.