Estamos online!

menu

Crea-GO e Detran-GO iniciam tratativas para realização de força-tarefa em conjunto

Iniciativa fiscalizará procedimento de desmanche e venda de peças usadas

Publicado: 19/12/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) iniciaram, nesta quinta-feira (19),  tratativas para ampliar o acordo de cooperação técnica em fiscalização. O interesse comum, agora, é o procedimento de desmanche de veículos para a venda de peças usadas que seguem legislações específicas para garantir a rastreabilidade e a segurança da sociedade. “O Crea Goiás é quem garante os postos de trabalho para os profissionais legalmente habilitados, fiscalizando se há engenheiro mecânico envolvido neste processo” afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira. 

O engenheiro mecânico, profissional que integra o Sistema Confea/Crea, é fundamental na vistoria e na elaboração do laudo técnico das peças. Diante dessa importância,  o Conselho integrará a força tarefa composta pelo Detran, Polícia Técnico Científica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O gestor de fiscalização do Crea-GO, Jeorge Frances, explicou como será a atuação do Conselho. “O engenheiro mecânico é o profissional legalmente habilitado capacitado para dizer se a peça que será colocada no mercado está em condições de segurança para ser vendida. Vamos contribuir fiscalizando o trabalho deste profissional, tanto em termos de qualidade quanto à veracidade de sua atuação”. 

A pauta foi dialogada, nesta manhã, entre Frances, o fiscal do Crea-GO, Marcelo Pereira e o gerente de Ação Integrada do Detran-GO, Coronel Clives Pereira Sanches. “Ficamos felizes em contribuir com essa iniciativa tão importante para garantir a segurança  da sociedade goiana”, afirmou Jeorge.