Estamos online!

menu

Crea-GO e Agrodefesa alinham Acordo de Cooperação Técnica

Reunião na sede da Autarquia apresentou resultados das fiscalizações de 2024 no campo

Publicado: 08/01/2025 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, recebeu, na manhã desta quarta-feira (8), na sede da Autarquia, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta. A reunião teve como pauta o fortalecimento de ações conjuntas de fiscalização e a atualização do Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.

“Hoje o  Crea- GO é referência na fiscalização de campo. De 2021 para cá investimos mais de R$ 5 milhões na melhoria de equipamentos, sistemas e na qualificação de nossos fiscais”, afirmou Lamartine Moreira. 

O Crea-GO e a Agrodefesa têm um Acordo de Cooperação Técnica que reúne esforços técnicos e administrativos, potencializam os recursos humanos e promove a cooperação na modernização dos sistemas de fiscalização. Desde o início desta parceria, o Crea colaborou, inclusive, na criação e implementação do Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos (Sigea).

“Estamos com expectativa muito positiva em relação à Safra deste ano”, pontuou José Ricardo. Para melhorar a vida do produtor rural, oferecer segurança alimentar à população e ampliar a rastreabilidade do que ocorre no campo, a Agrodefesa desenvolveu o Sidago, sistema que já vem sendo implementado em 80% dos estados do Brasil. 


De acordo com o chefe da Fiscalização do Crea-GO, engenheiro Jeorge Frances, a parceria tem contribuído para a conscientização dos produtores rurais do estado. “Nós somos eficientes quando não multamos. Ampliamos e não precisamos autuar. Nossa presença é maior que a necessidade de autuar. Em 2024 foram 30 mil fiscalização, e chegaram a ser autuados apenas 5.800”, explicou Frances. 


Das fiscalizações realizadas pelo Crea-GO, boa parte das notificações no campo em 2024 estão relacionadas ao exercício ilegal da profissão. “Com as notificações,  o Conselho espera que os proprietários rurais se conscientizem e contratem a mão de obra habilitada, oferecendo segurança alimentar à população “, explicou o chefe de gabinete do Crea-GO, engenheiro Roberto Viana. 

Durante o encontro, o diretor da Agrodefesa, médico veterinário Rafael Costa Vieira, parabenizou o trabalho realizado por meio do Acordo de Cooperação Técnica das duas instituições. “Só conseguimos avançar na agropecuária com as parcerias. E o Crea-GO é uma parceria importante para nós porque potencializa o trabalho de segurança no campo”, concluiu. 

Também participou da reunião o conselheiro do Crea-GO, engenheiro agrônomo Marcelo Corte Real.



WhatsApp Image 2025-01-08 at 09.33.34.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-08 at 09.33.33.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-08 at 09.33.31.jpeg