No período entre 2012 e 2018 aconteceram, em média, 19.197 acidentes de trabalho por ano
Publicado: 20/04/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOO mês dedicado às ações do Abril Verde visa conscientizar acerca da necessidade de prevenção de acidentes de trabalho. Embora haja engajamento de órgãos públicos, empresas privadas e instituições ainda há muito oque fazer para conscientizar empregadores sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. As estatísticas revelam que o número de acidentes de trabalho ainda é alto no mundo, no Brasil e em Goiás.
Segundo estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes são a causa de morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo. A OIT reforça que esses números representam mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de álcool e drogas juntos.
Já o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking dos países que mais registram acidentes de trabalho no mundo, perdendo apenas para a China, Índia e Indonésia. No Brasil são mais de 700 mil vitimas de acidentes do trabalho todos os anos. Desse total, mais de 2800casos terminam em óbito do trabalhador.
Em Goiás - O Estado de Goiás por sua vez, ocupa o 7º lugar no ranking com maior número de acidentes. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), no período entre 2012 e 2018, somente em Goiás, houve mais de 95.985 acidentes de trabalho, cerca de 19.197 acidentes por ano. Nesse período, uma média de 120 trabalhadores perdeu a vida todos os anos. Dos acidentes relatados, a maior vitima são motoristas profissionais. Depois vem acidentes de trabalho com quedas e choques elétricos - principalmente com trabalhadores da indústria da construção civil. Por Goiás possuir atividades agropecuárias, também tem-se o registro de muitos acidentes na zona rural, especialmente com maquinário agrícola, silos e armazéns com grãos.
No ranking geral do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), Goiás está atrás de São Paulo (1º lugar) com 1.301.677 notificações de trabalho; de Minas Gerais (2º lugar) com 353.407; do Rio Grande do Sul (3º lugar) com 278.277; do Rio de Janeiro (4º lugar) com 271.611; do Paraná (5º Lugar) com 269.588 e de Santa Catarina (6º lugar) 185.189. Com informações do Observatório Digital / MPT / Ministério da Defesa
Dicas para prevenir acidentes no ambiente de trabalho
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO