Crea-GO é parceiro da Alego no projeto “Gera Goiás”

Iniciativa visa fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios goianos

Publicado: 28/04/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Lamartine Moreira (E) e Lissauer Vieira discutiram ações conjuntas entre o Crea e a Alego ainda em janeiro de 2021

O Crea-GO, por iniciativa de seu presidente, Eng. Lamartine Moreira, é uma das instituições parceiras do projeto “Gera Goiás”, lançado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB). O novo projeto da Casa de Leis goiana visa promover a geração de emprego e renda por meio de eixos de atuação relacionados ao agronegócio, moda, confecção e turismo, diante dos impactos negativos provocados pela pandemia da Covid-19.

O projeto, que é desenvolvido por meio de parcerias entre os poderes públicos, governos, instituições e a sociedade, tem como objetivos principais o fortalecimento da economia, o fomento ao empreendedorismo e a democratização no acesso ao mercado de trabalho. Segundo Lissauer Vieira, “o projeto contribuirá significativamente para alavancar a recuperação econômica do estado, gerando, assim, qualidade de vida para a população, novos postos de trabalho, além de projetar ainda mais as principais características do turismo goiano no cenário nacional”.

Eixos de atuação

O Gera Goiás é desenvolvido através de três eixos de atuação: agronegócio, moda e confecção e turismo. Em cada um desses núcleos, o projeto contará com vertentes direcionadas para demandas específicas como disponibilização de crédito, regularização fundiária, ações voltadas para a sustentabilidade, entre outros.

No âmbito do agronegócio, o programa conta com o “Fomento Mulher”, que tem como intuito proporcionar maior autonomia para as beneficiárias do campo com a viabilização de crédito de R$ 5 mil por unidade familiar; o “Titula Brasil”, que visa disponibilizar regularização fundiária de terras públicas federais; e o projeto “Cidades Verdes”, desenvolvido pelo Crea-GO e voltado para a produção de mudas e desenvolvimento sustentável.

Já no eixo de moda e confecção, o projeto tem em seu núcleo de atuação o “Goiás na Moda”, uma vertente exclusiva para o empreendedorismo no ramo de vestuário, uma vez que o estado é, hoje, um dos maiores polos do setor no país. A iniciativa é destinada para o mercado consumidor e para a consultoria na criação de confecções.

E na esfera do turismo, o programa conta com o “Conheça Goiás”, que tem como proposta principal o mapeamento e incentivo ao desenvolvimento turístico do estado, valorizando as regiões, apresentando as potencialidades locais e fortalecendo, dessa forma, a economia regional.

Além do Crea-GO, também são parceiros do projeto “Gera Goiás” o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); a Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo); o Mega Moda; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Governo de Goiás e o Governo Federal. (Com informações da Agência Assembleia de Notícias)