Campanha Maio Amarelo 2021 é lançada

"Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito" é o tema deste ano

Publicado: 30/04/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Foi lançada no dia 27 de abril de 2021, na sede da Confederação Nacional do Transito (CNT), em Brasília-DF, a campanha Maio Amarelo 2021. Neste ano, a 8ª edição aborda o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito” e traz a reflexão sobre o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática.

A campanha de 2021 tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central. O Crea-GO também participará da campanha Maio Amarelo 2021.

Desde 2014, ano de lançamento do movimento Maio Amarelo no Brasil, diversos temas já foram abordados, desde o “Atenção pela Vida”, em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida”, em 2020, sempre com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e gerar debate e medidas efetivas para melhorar a segurança do trânsito. O  Observatório Nacional de Segurança Viária é o idealizador do movimento.

Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde, realizada em Estocolmo, na Suécia, nos dias 19 e 20 fevereiro de 2020, foi atualizado o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.

Os últimos dados de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Saúde e compilados pelo Observatório, registraram, em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.

A campanha

A campanha 2021 é assinada pela agência de comunicação DGCom e a mensagem desse ano traz a empatia como o carro chefe da convivência. Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!

Para José Aurélio Ramalho, diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, conclui Ramalho.

Assista abaixo vídeo institucional da campanha Maio Amarelo 2021, com o ator Lima Duarte.