A aula abordou mudanças na cobertura e condições de uso, especialmente em ambientes urbanos
Publicado: 01/09/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOO Crea-GO, por meio da sua Comissão de Desenvolvimento Sustentável (Codesu), realizou a palestra técnica online “Geoprocessamento Aplicado à Modelagem Hidrológica em Microbacias Hidrográficas Urbanas”, na noite de 31 de agosto. Ministrada pelo geógrafo Dr. Elizon Nunes, por meio da plataforma Zoom, a palestra contou com a presença de 70 participantes.
A aula abordou mudanças na cobertura e condições de uso, especialmente em ambientes urbanos. “Durante o período chuvoso, diversos pontos da cidade convivem com o risco de alagamentos e até mesmo inundações em decorrência do baixo potencial de infiltração dos solos e elevado volume de escoamento superficial. Já durante o período de estiagem as bacias hidrográficas vêm apresentando cada vez menos capacidade de manutenção da perenidade em seus canais em decorrência do baixo volume armazenado”, explicou o geógrafo.
Elizon ainda destacou que isso evidencia que estamos vivenciando uma situação de desequilíbrio entre os períodos de alta e de baixa oferta de chuvas, de forma que os solos vêm apresentando cada vez menos capacidade de armazenamento para manter a perenidade dos mananciais nos períodos de estiagem. “Com isso, existe a necessidade de identificação e mapeamento desses ambientes que apresentam baixa capacidade de infiltração e que, portanto, precisam de intervenção a fim de melhorar suas funções hidrológicas”, ressaltou.
Ainda segundo Elizon, “a modelagem hidrológica com uso de recursos de geoprocessamento permite o mapeamento desses ambientes, bem como seus diversos níveis de criticidade com elevada precisão, o que permite a identificação de áreas prioritárias para intervenção e, por consequência, a aplicação mais eficiente de recursos destinados à recuperação”.
Elizon Dias Nunes possui licenciatura plena, bacharelado, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na docência de Geografia nos níveis fundamental e médio e de disciplinas correlatas à Geografia Física nos níveis tecnológico e de graduação.
Também tem experiência no uso e ensino de Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto, bem como no desenvolvimento de metodologias diversas aplicadas à modelagem hidrológica e processos erosivos. Atualmente é Geógrafo no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG e Bolsista P&D UFG – Furnas/Eletrobrás.
Os certificados daqueles que participaram da palestra técnica “Geoprocessamento Aplicado à Modelagem Hidrológica em Microbacias Hidrográficas Urbanas”, assim como o calendário dos próximos eventos promovidos pelo Crea-GO e parceiros, podem ser acessados por meio do site do Crea-GO, clicando em “Cursos e Eventos” e fazendo o login na Área do Usuário.
Gabriela Menin
Equipe de Comunicação do Crea-GO
Notícias
Um dia após a posse, Câmaras Especializadas do Crea-GO realizam reuniões de trabalho Crea-GO empossa novos conselheiros durante a 1º Plenária de 2025 Crea-GO e Agrodefesa alinham Acordo de Cooperação Técnica Crea-GO disponibiliza cartilha sobre o combate à dengue nos canteiros de obras Lamartine Moreira e Dolzonan Mattos dialogam sobre pautas em comum