Crea-GO marca presença em Encontro Regional do TCM

Com o tema “O Setor Público em Tempos de Reinvenção”, evento virtual segue até o dia 16 de setembro

Publicado: 14/09/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

O presidente Lamartine Moreira participa da abertura do Encontro Regional 2021 do TCMGO

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, participou, na manhã desta terça-feira (14), da abertura do Encontro Regional 2021, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), de 14 a 16 de setembro, das 8h30min às 12h. O evento, que tem o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), é realizado na modalidade online, com transmissão pelo canal do TCMGO no YouTube e é destinado aos prefeitos, vereadores, secretários, gestores, agentes sociais e sociedade em geral.

Além de Lamartine Moreira, a abertura do encontro contou com a participação de outras autoridades, como o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Lissauer Vieira; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo; o presidente do TCMGO e CNPTC, Joaquim de Castro; além de conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas perante o TCMGO.

Durante sua fala, o presidente do Crea-GO destacou que o Conselho não tem medido esforços para valorizar e destacar a importância dos profissionais da área tecnológica. “Nesse sentido, visando contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecemos gratuitamente aos municípios parceiros uma série de programas que visam ao desenvolvimento do nosso Estado, com a participação efetiva de profissionais das diversas áreas das engenharias”, destacou Lamartine.

Entre os programas do Crea-GO compartilhados com os municípios uma vez firmados acordos de cooperação técnica, o engenheiro destacou o Programa de Engenharia Pública Casa Própria, “que disponibiliza dez projetos arquitetônicos, juntamente com seus projetos complementares e a lista de materiais para a realização da obra, com o objetivo de auxiliar os municípios no suporte às famílias de baixa renda”, explicou.

Ainda durante sua fala, Lamartine Moreira destacou ainda o modelo de Código de Obras, o programa Cidades Verdes, a Horta Caseira, o projeto de Calçada Acessível e outros programas e projetos desenvolvidos pelo Conselho goiano. “Só neste ano, já firmamos mais de 40 acordos de cooperação técnica com municípios goianos e outros órgãos municipais, estaduais e federais. Nosso objetivo, por meio dessas parcerias, é contribuir com o desenvolvimento sustentável que o nosso Estado tanto merece”, finalizou o presidente do Crea-GO.

O Encontro Regional 2021 do TCMGO está estruturado em três painéis. No dia 14, o Painel 1 discutirá “A Maturidade da Gestão Pública”. Já no segundo dia de evento, o Painel 2 será focado em “Boas Práticas da Gestão Municipal”. No dia 16, o evento será encerrado com o Painel 3: “Apontamentos e Recomendações das Secretarias de Controle Externo”.

O Crea-GO também participará da programação do evento. No dia 15 de setembro, às 9h30min, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização do Crea-GO, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, palestrará sobre “A Parceria entre o Crea e os Municípios Goianos”, oportunidade em que abordará a fiscalização realizada pelo Conselho e como os acordos de cooperação firmados com diversas prefeituras do Estado podem beneficiar os municípios.

Brunno Falcão
Equipe de Comunicação do Crea-GO

ENCONTRO REGIONAL TCMGO 02.jpeg O evento é destinado aos prefeitos, vereadores, secretários, gestores, agentes sociais e sociedade em geral