Artigo: Soea Connect: espaço para compartilhar sentimentos e experiências

Com o tema “A Pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, a Soea Connect reverenciará aqueles que nos deixaram ao longo deste período e reunirá até sexta-feira cerca de 10 mil inscritos, um número muito acima de qualquer expectativa em seu formato tradicional.

Publicado: 13/09/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea

O Sistema Confea/Crea e Mútua promove a partir da próxima quarta-feira (15) a Soea Connect. É uma grande honra compartilhar com os leitores da Ângulos, a Revista do Crea-RJ, que, graças à dedicação do Crea-GO, da Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de sua Secretaria Executiva e aprovação do Plenário do Confea, foi possível organizar, em um formato inovador, o nosso maior evento, retomando uma rotina interrompida em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Dessa vez, não será preciso muito esforço para conferir de maneira praticamente simultânea, as palestras, minicursos, painéis e reuniões que fazem parte da programação. A expectativa é de transportar todos os profissionais, empresas e estudantes para a navegação e a interação em um ambiente virtual em 3D, como se estivéssemos realmente vivenciando a experiência de uma Soea como a conhecemos.

Poderemos também fazer um giro de 360° entre os estandes da ExpoSoea, que permitirão o acesso simultâneo de milhares de pessoas a materiais institucionais, vídeos e, ainda, às interações entre os participantes.

Esperamos que em 2022 a cidade de Goiânia e todo o país possam receber, presencialmente, a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de 3 a 5 de outubro. Foi a decisão mais justa, tendo em vista todo o planejamento já desenvolvido pelo Crea-GO. Na sequência, conforme aprovado na primeira plenária do mês de agosto, deveremos realizar o 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), de 6 a 8 de outubro de 2022.

A Soea Connect contará ainda com mais uma edição do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e da Láurea ao Mérito, ambos em formato eletrônico. No último dia, pretendemos antecipar parte das discussões previstas para o 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Temos nos preocupado, ao longo da nossa gestão, em dar respostas eficientes a todas as propostas do CNP e agora ganhamos um novo instrumento para a sua eficácia, antecipando os debates que serão consolidados no próximo ano.

Nesse momento de confraternização e troca de conhecimentos, com as participações de profissionais e convidados gabaritados dos setores público e privado, poderemos compartilhar de maneira mais amplificada os grandes temas que afetam o Sistema, em debate no Legislativo, como o Marco Legal da Energia Distribuída, lembrando também os êxitos recentes que obtivemos em mobilizações relativas à manutenção do Salário Mínimo Profissional e diante da PEC 108/2019, que alterava a natureza jurídica dos conselhos profissionais, comprometendo toda a regulamentação profissional do país. Também discutiremos a continuidade de ações implementadas no Sistema, como o Programa Mulher.

Eng. Civ. Joel Krüger (Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia)