Crea-GO participa do primeiro dia de programação do XXI Cobreap

Lamartine Moreira discutiu o tema central do evento e também falou sobre equipamentos e ferramentas para peritos com outros convidados

Publicado: 10/11/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Durante a manhã, Lamartine participou da discussão do tema central do XXI Cobreap, “Vistoria e Técnica: segurança da sociedade”

O presidente Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira representou o Crea-GO durante o primeiro dia de programação técnica do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap), em 10 de novembro. O evento, realizado pelo Ibape Nacional e pelo Ibape Goiás no K Hotel, em Goiânia, tem o Conselho de Goiás entre seus patrocinadores e segue até o dia 12, com o tema “Vistoria e Técnica: segurança da sociedade”.

Este foi também o tema do primeiro debate que contou com a participação do presidente Lamartine Moreira, durante a manhã do dia 10. Coordenado pelo Eng. Civ. Antemildo Andrade, membro do Conselho Consultivo do Ibape Nacional, o painel contou ainda com as participações do presidente do Ibape Nacional, Eng. Civ. Clémenceau Chiabi Saliba Júnior; e do conselheiro federal por Goiás do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Arq. Urb. Nilton Lima.

Em sua participação, o presidente do Crea-GO frisou que o tema discutido passa por dois vieses: o do contratante e o do contratado. “Enquanto profissionais, devemos explicar de todas as formas os prós e contras da solicitação feita pelo contratante, para que ele entenda o que está pedindo, para realizarmos um trabalho que atenda às expectativas. Isso vale para todas as áreas. Precisamos estar atentos e fazer com que nosso trabalho seja o melhor, em relação à técnica. Como peritos, precisamos ser investigadores. Só assim traremos, de fato, segurança para a sociedade”, destacou Lamartine, antes de o debate ser aberto aos participantes.

Já no período da tarde, Lamartine fez parte do painel “Equipamentos e ferramentas para peritos e avaliadores” juntamente com o Eng. Eletric. Eron Campos Saraiva Andrade, sob coordenação do Eng. Civ. Daniel Costa de Paula. Com a sala lotada de profissionais, Eron recordou os conceitos de perícia, de engenharia de avaliações e de engenharia diagnóstica. O engenheiro eletricista também destacou a exposição de equipamentos apropriados para cada tipo de perícia.

O presidente do Crea-GO aproveitou a oportunidade para mostrar na prática os equipamentos necessários para uma perícia sem abrir mão de objetos simples disponíveis no mercado. “Eu fiz questão de destacar a simplicidade de alguns equipamentos de apoio em equilíbrio com equipamentos de última geração. Cabo de vassoura, esquadro, metro de bambu se misturam com a máquina fotográfica de última geração, a câmera termográfica, o escâner de parede. Isso é a simplicidade junto com o tecnológico, fazendo com que possamos realizar uma boa perícia”, resumiu.

No dia 11 de novembro, a participação do presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, também é esperada em dois outros momentos da programação técnica do XXI Cobreap. Durante a manhã, ele será um dos debatedores do tema “Certificação Profissional: uma tendência do mercado”. À tarde, Lamartine coordenará o painel “Lei de Inspeção Predial: uma proposta do grupo de trabalho do Ibape-GO”.

Brunno Falcão e Doris Costa
Equipe de Comunicação do Crea-GO

XXI_COBREAP_DIA_10_02.jpeg À tarde, o presidente do Crea-GO discutiu “Equipamentos e ferramentas para peritos avaliadores” (foto: Silvio Simões)