Última reunião do CP de 2021 se encerra em Manaus

Lamartine Moreira e os demais presidentes dos Creas e do Confea encerraram os trabalhos nesta sexta-feira

Publicado: 26/11/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Lamartine Moreira participou, de 24 a 26 de novembro, do CP de Manaus

Manaus sediou, nesta semana, a sexta e última reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2021. De 24 a 26 de novembro, o presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, os demais presidentes dos Creas, do Confea, da Mútua e outras autoridades discutiram matérias voltadas para o aprimoramento de serviços prestados aos profissionais, entre elas, ações parlamentares, registro de pessoa jurídica e a implantação do livro de ordem nos regionais.

Para o presidente do Crea-GO, a reunião foi proveitosa. “Discutimos temas muito importantes para que o Sistema Confea/Crea e Mútua preste um serviço de qualidade aos seus profissionais. Seguimos em busca de uma melhoria constante e juntos conseguimos pensar e sugerir ações que tragam benefícios para a maior quantidade possível de profissionais”, destaca Lamartine.

O engenheiro também fez uma breve avaliação das atividades do ano – seu primeiro no comando do Crea-GO. “Temos cumprido o nosso compromisso em favor do desenvolvimento do Sistema como um todo e um fórum como este, o Colégio de Presidentes, é essencial para que seja possível entender as demandas dos Conselhos enquanto um coletivo. Aprendemos muito e tomamos medidas importantes. Em 2022, novas ações virão”, resumiu.

SEI Confea/Crea

O andamento para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Confea/Crea no formato multiórgãos também foi um destaque na reunião. O projeto, uma base única na qual os órgãos compartilharão o mesmo ambiente tecnológico, foi apresentado aos presidentes pelo superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros. “Nossa proposta é que o SEI do Confea atenda todos os Creas”, pontuou.

Após pesquisa que consolidará os diagnósticos dos sistemas, da infraestrutura e da volumetria (quantidade de arquivos, por exemplo) em todos os Creas, os dados nacionais consolidados serão enviados ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O plano é finalizar a proposta de projeto até o fim deste ano, para posteriormente encaminhar o plano de implementação ao TRF4, órgão que desenvolveu o Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

Conforme explicou o superintendente, o Conselho Diretor do Confea aprovou a criação de um setor com equipe focada na implantação do SEI Multiórgãos e na uniformização dos processos. “Ainda assim, para que tenhamos sucesso no projeto, o patrocínio dos Creas é fundamental”, disse, ao lembrar sobre os prazos para envio de informações que comporão o diagnóstico.

Barros também tratou sobre as tabelas auxiliares de ARTs, que têm, fundamentalmente, dois objetivos: criar e consolidar a implantação do Cadastro Nacional de ARTs de forma centralizada; e fortalecer a integração dos sistemas corporativos do Confea e dos Regionais. De acordo com levantamento da Superintendência, 12 Creas implementaram as tabelas auxiliares, dos quais apenas três enviaram a nova codificação eletronicamente ao Cadastro Nacional.

Brunno Falcão
Equipe de Comunicação do Crea-GO
Com informações e fotos da Equipe de Comunicação do Confea

CP DE MANAUS 02.JPG “Discutimos temas importantes para que o Sistema Confea/Crea e Mútua preste um serviço de qualidade aos seus profissionais”, destacou Lamartine