Horta Sustentável: alimentação prática e saudável

Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira

Publicado: 13/12/2021 - Fonte:

Com a finalidade de garantir alimentos frescos e saudáveis para a comunidade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) desenvolveu o  “Horta Caseira Sustentável”. O projeto tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças, utilizando estrutura simples, econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia, na qual o solo é substituído por uma solução nutritiva que contém os elementos essenciais ao desenvolvimento das plantas. O resultado é uma planta mais forte e sadia, preservando sua qualidade nutricional.

A intensão do Crea é que a horta hidropônica seja implantada em residências, estabelecimentos assistenciais, escolas, empresas e outros ambientes em que haja um agrupamento de pessoas que façam refeição no local. A horta já foi implantada em entidades beneficentes e em escolas em Goiânia e no interior do estado, onde podem ser cultivados diversos tipos de hortaliças, como alface, rúcula, chicória, agrião, tomate, pimentão, pepino, morango e outros.

Entre as vantagens da horta caseira hidropônica estão um crescimento mais rápido das plantas; maior produtividade; aumento da proteção contra ataque de pragas e doenças sem o uso de agrotóxicos; possibilidade de plantio em qualquer época, com menores riscos diante das adversidades climáticas; baixos custos operacionais; baixa demanda de mão de obra; reduzido uso de espaços e maior sanidade alimentar.

Outra vantagem do sistema de hidroponia é a ergonomia, ou seja, a facilidade do manejo, porque a horta pode ser construída em um modelo vertical, horizontal, em cima de cavaletes ou na sua altura. Ainda se tem economia de água, de energia e tem planta saudável na hora que precisar.

Para incentivar a produção com a técnica da hidroponia, o Crea-GO fornece gratuitamente aos interessados modelos básicos de hortas caseiras, com a relação dos materiais necessários e um passo a passo ilustrado para sua construção.

Por meio dos acordos de cooperação técnica firmados com o Crea, mais de 50 prefeituras goianas já têm acesso ao projeto Horta Caseira Sustentável, com todas as informações necessárias para sua implantação. Para ter acesso ao projeto, outras entidades interessadas devem enviar ofício para a  Coordenadoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  aos cuidados dos engenheiros Marcella Castro ou Áquila Levindo, nos seguintes e-mails: [email protected] ou [email protected] solicitando  acesso ao projeto.