Silvânia é a 50ª prefeitura a firmar acordo de cooperação técnica com o Crea-GO

Com a assinatura do convênio, a prefeitura de Silvânia se compromete, entre outros, a solicitar ARTs das obras e serviços no município.

Publicado: 10/09/2019 - Fonte: Comunicação Crea-GO

Prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro (E), e presidente Francisco Almeida assinam acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e Crea-GO

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e o prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro, assinaram em 10 de setembro, na sede do Conselho, em Goiânia, o 50º acordo de cooperação técnica entre o Crea-GO e uma prefeitura goiana desde 2015. Assim como os demais, o acordo com Silvânia tem foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços da Engenharia, Agronomia e Geociências no município.

Com a assinatura do convênio, a prefeitura de Silvânia se compromete, entre outros, a solicitar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea iniciados no município; e o Crea, a auxiliar a administração municipal na fiscalização das obras e serviços públicos e privados das Engenharias e da Agronomia.

Por meio do acordo de cooperação assinado, o Crea-GO também disponibiliza à Prefeitura acesso aos programas “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível” e outros projetos gratuitos do Crea. O prefeito José da Silva Faleiro também recebeu uma cópia do Modelo de Código de Obras desenvolvido pela equipe técnica do Conselho para pequenos municípios.

O prefeito José da Silva Faleiro agradeceu ao presidente Francisco pela parceria. “Os projetos do Crea vão ajudar muito. Sou prefeito desde 2013 e vejo a grande necessidade desses projetos que nos foram disponibilizados. Essa parceria é muito saudável, principalmente para a população de baixa renda, uma vez que serve também para padronizar algumas situações, como modelos de casas, e cumprir realmente o que é determinado por lei. Ficamos muito felizes em poder celebrar essa parceria”, destacou. O prefeito ainda parabenizou a atual gestão do Conselho.

Segundo o presidente Francisco Almeida, os acordos de cooperação técnica com a Prefeitura de Silvânia e com os demais municípios do Estado de Goiás visam proporcionar o desenvolvimento sustentável das cidades. “Disponibilizado acesso a diversos dados e projetos, queremos auxiliar os municípios no desenvolvimento sustentável”, frisou Francisco.

O presidente completa: “Com a assinatura dos acordos, nos colocamos à disposição das prefeituras para ajudarmos, como pudermos, na implantação dos projetos e também em outras demandas que possam surgir. Queremos promover o crescimento ordenado das cidades goianas”, ressaltou. Dirigindo-se ao prefeito, Francisco ainda declarou: “Somos parceiros e queremos que Silvânia seja considerada uma das melhores cidades para se viver”.

Também participaram da reunião de assinatura o gestor do Departamento de Fiscalização do Crea-GO, Eng. Mec. Walter Santana; o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; e o assessor institucional de Políticas Públicas, Eng. Civ. Victor Resende.