menu
×

Crea-GO promove reunião sobre Normas Técnicas do Sistema de Proteção e Combate a Incêndios de Goiás

Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros e entidades de classe

Publicado: 15/06/2022 15:17 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


[noticia: crea-go-promove-reuniao-sobre-normas-tecnicas-do-sistema-de-protecao-e-combate-a-incendios-de-goias]  - 1.png


Discutir as Normas Técnicas do Sistema de Proteção e Combate a Incêndios de Goiás, os principais problemas e apresentar sugestões foi o objetivo da reunião realizada no Crea-GO, na manhã desta quarta-feira, 15. Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBM-GO), representantes de entidades que representam os profissionais das engenharias e o mercado da construção civil no estado.

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, destacou que a comunicação entre os setores é fundamental para melhorar os Sistemas. “Conhecer os gargalos e as dores de cada um é importante para entender como os profissionais trabalham dentro das legislações e Normas Técnicas vigentes na Proteção contra Incêndios”, ressaltou o presidente ao dar as boas vindas a todos e afirmar que essa é a primeira de muitas outras reuniões sobre a temática.

O comandante do Comando de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Goiás (CAT), Tenente-Coronel, Anderson Moura citou problemas recorrentes no dia a dia como o mau preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelos engenheiros das obras, o que pode gerar o retrabalho, análises mais de uma vez em um mesmo processo de segurança contra incêndio. “Além de problemas pontuais que podem gerar morosidade na solução de problemas também destaco a necessidade de inserir na grade curricular das faculdades uma matéria para ensinar os novos profissionais as Normas Técnicas do Sistema e Combate a Incêndios”, destaca.

O gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Civ. Jorge Frances, ressaltou sobre o a importância do Livro de Ordem, nos registros feitos pelos profissionais diariamente e o quanto isso o resguarda sobre problemas futuros e também pediu empenho dos bombeiros para ativar o Centro de Operações e Tecnologia de Incêndio (COTI), em Anápolis. “O Centro de Tecnologia já  está pronto e pode ser utilizado para treinar profissionais de diversos seguimentos das engenharias na prevenção contra incêndios. Esse trabalho junto ao Sistema de Informação do Crea-GO, o Business Intelligence (BI) e a parceria com outros centros tecnológicos, podemos colher bons frutos”, reassaltou Jeorge.

Atualmente as Normas Técnicas do CBMGO e a Lei Nº 15.802/2006 Instituem o Código Estadual de Proteção contra Incêndio, Explosão, Pânico e Desastres. Elas apresentam definições de procedimentos técnicos, administrativos e operacionais para a realização de inspeções, bem como para a análise e aprovação de projetos de instalações e de medidas preventivas de segurança contra incêndio e pânico em edificações.

 

Gracielly Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO