Crea-GO fiscaliza obras e plantações às margens do Lago Corumbá IV

O mapeamento quer identificar os danos ao meio ambiente provocados com a implantação de loteamentos e lavouras

Publicado: 05/07/2022 - Fonte: Departamento de Fiscalização do Crea-GO

Crea-GO fiscaliza obras e plantações às margens do Lago Corumbá IV

Equipes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), realiza até a próxima sexta-feira, 08, monitoramento das atividades de engenharia, agronomia e geociências em execução às margens do Lago Corumbá IV, que abrange parte dos municípios goianos de Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Abadiânia, Silvânia, Novo Gama e Corumbá de Goiás. O lago Corumbá IV está localizado a cerca de 130 quilômetros de Goiânia-GO.

O trabalho de fiscalização está sendo executado em parceria com as prefeituras municipais de Silvânia e Abadiânia e a Corumbá IV Concessões S/A. “Queremos mapear a área e identificar os impactos ambientais na região do lago provocados pelo crescimento urbano, que possam afetar a sociedade”, destaca o gestor de fiscalização do Crea-GO, Jeorge Frances.

Os fiscais estão percorrendo toda a extensão do lago, verificando a presença de profissional legalmente habilitado pelas obras residenciais e comerciais e as atividades agrícolas, verificando os possíveis danos provocados com as construções de condomínios residenciais ao redor do Lago.

Entre as verificações são cobrados laudos que caracterizam os terrenos alagadiços e sujeitos á inundações, terrenos aterrados com materiais nocivos à saúde, projetos de loteamentos, fundações e estruturas de contenções, entre outros. “Nessa primeira visita encontramos muitas irregularidades com o avanço das construções na orla do Lago, a Ocupação ilegal na Área de Proteção Permanente (APP), com acessos particulares e desmatamentos da vegetação nativa, além do lago servir de bebedouros para o gado da região. Pretendemos fechar uma parceria com órgãos fiscalizadores dos municípios e até federais para sanar os problemas identificados e provocar conscientização da população local”, ressalta o conselheiro do Crea-GO, o Engenheiro Ambiental, Rafael Martins de Figueiredo.

Ao final a equipe de fiscalização fará um relatório, constatando a situação dos empreendimentos e serviços encontrados, inclusive, os paralisados para futuras fiscalizações. O documento será entregue aos órgãos de fiscalização ambientais municipais e estaduais, podendo culminar em novas ações integradas.

Gracielly de Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO