Crea-GO visita estrutura do viaduto João Alves de Queiroz após o incêndio

Desde 2019 o Conselho pede a remoção das placas de ACM do local

Publicado: 15/07/2022 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Crea-GO visita obra estrutura do viaduto João Alves de Queiroz após o incêndio

O Crea-GO visitou a estrutura do viaduto João Alves de Queiroz, no cruzamento das avenidas T-63 e 85, no Setor Bela Vista, em Goiânia, após incêndio registrado na madrugada desta sexta-feira, 15.

O Eng. Civ. Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura do Crea-GO, Ricardo Ferreira destacou que desde 2019, o Conselho inspeciona em parceria com a PUC Goiás e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Goiás (Ibape), os viadutos de Goiânia, e fez recomendações ao Poder Público. “Visando a segurança da sociedade e a prevenção de acidentes, em específico, nos dois viadutos da Avenida 85 foi orientado aos órgãos competentes que fossem feitas as retiradas das placas de revestimento em ACM que impede a fácil visualização da estrutura nas atividades de inspeção pela equipe de engenharia, comprometendo a detecção de problemas no local prematuramente".

ACM “Aluminum Composite Material” é como se fosse um sanduíche com duas placas de alumínio e uma camada de polietileno no meio, altamente inflamável.  Durante visita ao local, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz determinou a remoção das placas metálicas de revestimento e a substituição delas por obras de arte urbana com pintura em grafite, como já são utilizadas em outros dois viadutos recém-inaugurados na capital, nas avenidas Jamel Cecílio e Perimetral.

O Eng. Civ. Ricardo Ferreira pontuou que a responsabilidade técnica de análise e liberação do viaduto é de responsabilidade da Prefeitura. “Cabe ao Crea-GO cabe acompanhar as atividades dos profissionais de engenharia que atuam junto à Prefeitura já que a estrutura é de engenharia e se solicitado, participar das discussões quanto as atuações que devem ser realizadas nas estruturas dos aparelhos de apoio, longarinas e demais estrutura”, destacou.

Gracielly Oliveira
Assessoia de Imprensa

2.png Crea-GO visita obra estrutura do viaduto João Alves de Queiroz após o incêndio
3.png Crea-GO visita obra estrutura do viaduto João Alves de Queiroz após o incêndio