Reunião para sistematização das 356 propostas aprovadas pelos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs)

Foram aprovadas 59 propostas que serão encaminhadas para o Congresso Nacional de Profissionais

Publicado: 15/09/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea

As 356 propostas aprovadas pelos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) dos Conselhos de todo o país foram sistematizadas pelos 27 coordenadores das regionais, nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, em Brasília. Para o trabalho foram divididos grupos referentes aos três eixos temáticos (Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional) do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado de 6 a 8 de outubro, em Goiânia.

Neste ano o tema geral é: Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. “Vocês terão o desafio para condensar essas propostas, que agora se tornam propostas institucionais de todo o Sistema”, ressaltou o coordenador do grupo técnico instituído pelo Confea em apoio ao CNP, o gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, Eng. Amb. Renato Muzzolon Júnior.

O diretor do Confea, o conselheiro federal Genilson Pavão, representando a presidência do Conselho Federal, comentou que a sistematização desta edição do CNP buscará contemplar a realidade do país e a vertente de mudanças estruturais do Sistema na atual gestão. “Isso é reflexo do Plano Institucional do Confea que deu origem às diretrizes para perspectivas como o meio ambiente social, buscando a aproximação com a sociedade civil e o poder público. Não existe desenvolvimento nacional sem engenharia”, afirmou, apontando ainda que “todos que se tornaram engenheiros queriam fazer o melhor para seu país e trazer qualidade de vida para as pessoas”.

O Coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema, o Eng. Eletricista, Evânio Nicoleit comentou a possibilidade de aperfeiçoar a sistemática do CNP, com base na Resolução 1013, que trata também da Soea. “Constatamos avanços dos eixos, pensando no Sistema já para fora, onde podemos aperfeiçoar ainda mais essa sistemática. Antes, o CNP era voltado para a nossa legislação profissional, agora para políticas públicas envolvendo a Engenharia, Agronomia e Geociências. Após a pandemia, esse evento vem com toda a força e vigor, precedido de uma sequência de eventos preparatórios nos CEPs e agora no CNP, com intensa e motivada participação dos profissionais”, disse, desejando excelente evento e assegurando que “será um grande CNP”.

Foram aprovadas 59 propostas que serão encaminhadas para o CNP, sendo: 10 propostas de Inovação tecnológica, 14 propostas de Infraestrutra e 35 propostas referentes à Atuação profissional. As propostas serão discutidas em oito salas, durante o 11º Congresso Nacional de Profissionais.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO
Fonte: Equipe de Comunicação do Confea