Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator
menu
×

Preparativos finais para a Soea, em Goiânia

A expectativa é que 3.500 pessoas participem do maior evento tecnológico da área

Publicado: 22/09/2022 16:43 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea


[noticia: preparativos-finais-para-a-soea-em-goiania]  - WhatsApp Image 2022-09-22 at 16.43.32.jpeg


Faltam 11 dias para a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, o maior evento nacional da área tecnológica. A Comissão Organizadora Nacional do evento (ConSoea) está trabalhando incansavelmente nos mínimos detalhes para que tudo seja perfeito. Nesta semana foram feitos os últimos ajustes na programação. A 77ª Soea será realizada de 4 a 6 de outubro no Centro de Convenções de Goiânia. De 6 a 8 de outubro será realizado o 11º Congresso Nacional de Profissionais(CNP).

Segundo a secretária da Soea, Sílvia Girardi, toda a programação do evento está definida e a expectativa é de que Goiânia receba 3,5 mil pessoas presencialmente, além de 5 mil online. “Com a experiência da Soea Connect, no ano passado, onde reunimos 12 mil pessoas online, conseguimos desenvolver uma programação híbrida, que agradará quem navegar pela plataforma e principalmente quem puder comparecer pessoalmente, com espaços inovadores que estimulam a interação entre os participantes”, diz, destacando programações como o painel de Certificação Internacional, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia e ainda as palestras magnas da influenciadora Martha Gabriel e do filósofo Luiz Eduardo Pondé”, ressaltou.

 

Cerimônia do Mérito e espaços projetados

A Soea é aberta pela Cerimônia do Mérito, voltada à homenagem a 24 profissionais e a três entidades, que recebem a inscrição no Livro do Mérito, medalha do Mérito e uma menção honrosa por meio de uma placa, no caso das entidades homenageadas.  “A gente definiu o rito, o cerimonial e toda a programação da Cerimônia do Mérito com a equipe. Para ter uma cerimônia mais rápida, sem perder o brilho, tomamos a iniciativa de fazer a homenagem em forma de pequenos grupos”, disse o chanceler do Mérito, eng. eletric. Daniel Sobrinho.

Ele destaca que o papel da ConSoea, assim como da Comissão do Mérito, não se restringe apenas aos preparativos da cerimônia do Mérito. “Acolhemos os homenageados e os seus representantes e cuidamos de todos os detalhes relacionados a seu traslado. É um trabalho feito com muito esmero”, disse. Além do chanceler, as comendas serão entregues pelos presidentes do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, do Crea-GO, Eng. Civ. Lamartine Moreira, e da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida.

Na visão do presidente do regional, que conduziu a reunião final da ConSoea, representando o presidente em exercício do Confea, Eng. Civ. João Carlos Pimenta foram debatidos “itens interessantes relacionados ao fechamento da programação, elaborada pela primeira vez em torno de espaços inovadores, projetados em torno de uma estrutura predefinida e com um acabamento superior”. Entre estes espaços, estão a Ilha da Inovação, onde haverá debates reunindo até 50 pessoas, a Arena, onde haverá as palestras magnas, e os estandes dos regionais, da Mútua, do Confea, além de um espaço dedicado a 16 startups. “Queremos dar a importância que o evento tem para o Sistema, agregando a tecnologia e o futuro”.

 

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Lamartine Moreira considera que a expectativa de todos os profissionais em participar do primeiro grande evento presencial do Sistema após a pandemia de covid-19, já com quase três mil inscrições, será atendida plenamente pela Soea. “Vamos trabalhar para realmente fazer um evento com boa tecnologia onde nos preocupamos em interagir previamente com os palestrantes. Isso é muito pertinente para eles cheguem antenados com o que é o Sistema, com a cultura dos nossos profissionais, para assim definir melhor a linha em que vão abordar suas palestras”, diz, considerando que o CNP dará continuidade à Soea, ao discutir 59 propostas que engrandecem a base do Sistema. “A gente acredita que conseguiremos implantar as propostas mais pertinentes, relacionadas ao desenvolvimento do país”.

 

Soea histórica

Evânio considera que a 77ª Soea será um evento histórico que vai servir de inspiração para as próximas edições do evento. “Tenho certeza de que ela ficará marcada na história. Estamos em um período pós-pandemia e 2022 está marcando a retomada dos eventos de forma presencial. Destaco a realização de um painel específico para tratar da internacionalização da mobilidade dos nossos profissionais para outros países, um espaço para tratar de certificação e mobilidade profissional”, comenta.

Ainda segundo o conselheiro federal, “a Soea será um grande evento, tanto que já foi aprovada a sede da 78ª Soea, em Gramado que terá como tema ‘A soberania da engenharia para o desenvolvimento nacional’, tendo como eixos temáticos: Desafios e oportunidades das profissões; Políticas públicas para as engenharias e ainda Metaverso e universo tecnológico”. 
Um dos temas que vem sendo discutidos internamente pela ConSoea e pelo GTEC CNP é a aprovação de minutas de resolução para distinguir os dois eventos, hoje concentrados na Resolução de 1.013/2005. “Como os eventos ganharam muita força, a gente deve ter dois eventos por duas resoluções. A minuta relacionada à Soea foi aprovada anteriormente no âmbito da Soea e Cais, seguindo para setores internos. E a referente a uma possibilidade de atualização de resolução do CNP, ainda não temos aprovado, mas encaminhamos a proposta ao GTEC para trazer para a análise da ConSoea e ainda da Cais (Comissão de Articulação Institucional do Sistema) e os trâmites internos”, descreve.

 

Definições
O conselheiro cita que foram definidos aspectos relacionados ao cerimonial de abertura e entrega das condecorações do Mérito, Medalha do Mérito e Livro do Mérito, além do cerimonial do Jantar do Mérito. “E também já discutimos a cerimônia de encerramento da Soea e a de abertura do CNP. Ou seja, a gente está com tudo afinado. Estamos ainda fazendo reuniões agora com os palestrantes para que tudo saia conforme o planejado”.

A coordenadora nacional das Comissões de Ética dos Creas informa ainda que a ConSoea também conseguiu “repassar” a programação do evento a todos os envolvidos, além de definir que os responsáveis pelas Palestras Magnas, pelo Fórum Jovem, pela Arena da Inovação e pelo Fórum Mulher recebam informações gerais sobre a atuação do Sistema em relação aos temas relacionados às suas apresentações.

“Por exemplo, levar para o (filósofo Luiz Felipe) Pondé como é que nós estamos encarando a ética, como o Sistema trata a ética para ele entender um pouco e soltar isso para o público, o que é bem importante. No caso do Sílvio Meira, fundador do Porto Digital, em Recife, apresentar o nosso sistema integrado, o SIC e também o SIC dos Processos Éticos, para que esse momento único do Sistema de digitalização flua bem entre os participantes. Também tratar das audiências virtuais, que tomaram o Judiciário e também o Sistema, durante a pandemia”, enumera.

Outra preocupação será a de esclarecer aos fóruns, como o Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e as coordenadorias de câmaras especializadas, onde e quando haverá palestras e painéis que interessem a seus integrantes. “Divulgar isso com antecedência, antes que eles procurem isoladamente porque se nós mandarmos para cada grupo é bem mais interessante”, diz, considerando que essa iniciativa simples poderá agregar muito valor à participação nos debates. “Será um diferencial. Vamos encaminhar os temas certos para que eles saibam com antecipação e não fiquem procurando aonde irão”, diz Carmem, apontando ainda incentivos como a disponibilização dos cardápios disponíveis no local de realização do evento e ainda o sorteio de brindes, por parte da Mútua, antes das palestras.

 


Fonte: Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida Confea