Começou a 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia em Goiânia

Mais de três mil profissionais se reúnem para discutir temas sobre Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Publicado: 04/10/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação da 77ª Soea

Mais de três mil profissionais da engenharia, agronomia e geociências participaram da abertura da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, realizada na manhã desta terça-feira, 04, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Considerado o maior evento da área, neste ano a temática escolhida foi “Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional”. A Soea segue até a próxima quinta-feira, 06, onde serão realizadas dezenas de palestras, painéis, debates e atrações culturais, além do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) nos dois dias seguintes.

O presidente do Crea-Go, eng. civ. agric. e seg. do trab. Lamartine Moreira, anfitrião do evento, agradeceu a confiança do Confea, da Mútua como patrocinadora master e dos demais patrocinadores que viabilizaram o maior evento da área, e também agradeceu a todos os colabores que tanto empenharam esforços antes e durante o evento. “Recebemos a missão de fazer a 77ª Soea, em 2019, na Semana Oficial de Palmas-TO, mas fomos impactados pela Pandemia da Covid-19, e aprendemos muito. Hoje, estamos dando mais um passo importante para mostrar à sociedade o quanto as engenharias evoluíram nos últimos anos. O desenvolvimento depende de cada um de nós como agentes de transformadores”, frisou o presidente Lamartine na abertura do evento.

O presidente da Mútua, Francisco Almeida, parabenizou o Conselho goiano pela receptividade e pela organização do evento “É um sonho realizado receber os profissionais na nossa cidade. Já estive à frente do Crea-GO e hoje à frente da Mútua, agradeço!”. E informou a todos os participantes da 77ª Soea sobre o seguro de vida para os inscritos no evento, “Neste ano a Mútua traz a novidade, todos os congressistas estão incluídos na apólice do seguro de vida, que cobre morte por acidente, invalidez permanente total ou parcial por acidente e despesas médico-hospitalares e odontológicas por acidente nos três dias de evento”.

O prefeito de Goiânia, agradeceu a parceria do Crea-GO para o desenvolvimento do município e destacou as especificidades da cidade. “Esta é uma oportunidade rica para o município de várias vocações. Goiânia é a capital brasileira com maior acervo de art decó. Aproveitem a cultura, a hospitalidade e a nossa comida”. Em seguida o eng. civ, eleito senador por Goiás nas últimas eleições, Wilder Morais falou sobre a responsabilidade que tem de buscar recursos para a capital. “A engenharia transformou a minha vida e acredite na nossa profissão pode nascer muitos líderes”. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado foi representado pelo eng. eletrc. secretário geral de governo, Adriano da Rocha Lima.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger saudou as autoridades presentes e convidou o senador recém-eleito por Goiás Wilder Morais (PL) para dividir o púlpito e juntos assumirem os compromissos das demandas do Sistema junto ao Legislativo. “Entre os temas que vão pautar nossos trabalhos no Congresso está o Projeto de Lei 1024/2020 sobre a federalização do plenário do Confea e os ajustes que precisam ser feitos no texto. A Engenharia como carreira de estado é outra prioridade nossa. Também vale lembrar que o Tribunal de Contas da União proibiu o repasse de 10% para as nossas entidades de classes regionais e nacionais e isso só pode ser feito se previsto em lei; para isso, contamos com o apoio do senador na elaboração dessa proposta”, listou Krüger.

Todos podem acompanhar a transmissão do evento de forma gratuita pelo www.soea.org.br, em transmissão e confira a programação completa.

Láurea ao Mérito 2022

Ao todo 27 profissionais e entidades foram homenageados na tradicional Cerimônia do Mérito do Sistema Confea Crea e Mútua.  A homenagem reconhece a atuação de 12 profissionais em atividade, 12 profissionais falecidos e três entidades. Todos são reverenciados com a inscrição no Livro do Mérito. Os profissionais em atividade recebem ainda a Medalha do Mérito, enquanto as entidades são reverenciadas ainda com uma placa de Menção Honrosa.

A Comissão do Mérito, que é composta pelo chanceler eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho, eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha (chanceler adjunto) e pelos também conselheiros federais eng. agr. Andréa Brondani da Rocha, geol. Mário Cavalcanti de Albuquerque e eng. minas. Renan Guimarães de Azevedo, subiram junto ao púlpito para reverenciar os homenageados. “Participar pelo terceiro ano seguido da Comissão do Mérito, neste ano como chanceler, é uma oportunidade de reconhecer ainda mais o trabalho desenvolvido pelos integrantes dessa comissão. Neste ano, a cerimônia é ainda mais especial para mim, como chanceler, já que meu pai, o engenheiro civil João de Oliveira Sobrinho, também a coordenou, na Soea de 2006”, compartilhou o chanceler.

Confira os homenageados com a Láurea ao Mérito 2022

Medalha do Mérito

• Engenheiro Químico Deovaldo de Moraes Júnior: indicação Crea SP
  • Engenheiro Agrônomo Eufran Ferreira do Amaral: indicação Crea AC