Profissionais do Sistema que fizeram história recebem as últimas homenagens na 77ª Soea

Durante o evento a primeira presidente de Crea do país emocionou os participantes com as declarações

Publicado: 06/10/2022 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

"Quem não valoriza a história não terá futuro “. Essas foram as palavras do presidente do Confea, Joel Krüger na homenagem Láurea ao Mérito aos profissionais que contribuíram com a história da engenharia, agronomia e geociências no país, nos últimos anos. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 05, no espaço de eventos Memoratto, em Goiânia-Go.

Profissionais de destaque que ainda atuam e outros in memoriam foram homenageados com a Medalha do Mérito e a Inscrição no Livro do Mérito. Entidades que contribuíram para o engrandecimento das atividades do Sistema Confea/Crea e Mútua também receberam Placas de Menção Honrosa como reconhecimento. Participaram do evento, os profissionais homenageados de todo o país, o presidente e ex-presidentes do Confea, presidentes dos creas, coordenadores das Câmaras Especializadas do Conselho Federal e convidados.

O presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira agradeceu a todos, em especial ao Confea e à Mútua que muito contribuíram para a realização do evento. “Este é um momento único para homenagear todos os profissionais que contribuem diariamente para o crescimento e história das engenharias. Viva a engenharia!”

Emocionada, a eng. eletric. Maria Emília de Lima Tostes, representou os 24 profissionais homenageados da noite. Ela foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira de presidente de Crea no país. Maria Emília foi presidente do Crea-RN nas gestões de 1994 a 1998. “Me emociono ao lembrar de como consegui me formar como engenheira. Aqui faço uma declaração de amor à engenharia e estou em estado de graça por receber esta homenagem”, declarou a homenageada.

O presidente do Confea, Joel Krüger parabenizou todos os homenageados e destacou a importância do momento. “Valorizar os nossos engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas é fundamental para reconhecer a participação dos profissionais para o desenvolvimento nacional”, pontuou.

O presidente da Mútua, Francisco Almeida também reconheceu o momento como o mais importante dentro da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. “Este é o momento para reconhecermos os profissionais que trabalharam e deram a vida e deixaram a sua história para o desenvolvimento do país”, ressaltou.

A homenagem reconhece a atuação de 12 profissionais em atividade, 12 profissionais falecidos e três entidades. O evento realizado na noite desta quarta-feira, 05, é o encerramento de um trabalho que dura mais de dois anos, postergado devido a pandemia da Covid-19. “Estou com sensação de dever cumprido e feliz por finalizar hoje um trabalha tão bonito para reconhecer os grandes nomes da engenharia, agronomia e geociências”, destacou o chanceler da Comissão do Mérito, eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho.

Confira os homenageados com a Láurea ao Mérito 2022:

Medalha do Mérito

• Engenheiro Químico Deovaldo de Moraes Júnior: indicação Crea SP
  • Engenheiro Agrônomo Eufran Ferreira do Amaral: indicação Crea AC
  • Engenheiro Civil Francisco Deolindo Filardi: indicação Crea RJ
  • Engenheiro Civil Francisco Queiroz Maia Júnior: indicação Crea CE
  • Engenheiro Agrônomo Francisco Soares da Silva: indicação Crea MA
  • Geólogo Ivam Luís Zanette: indicação Crea RS
  • Engenheiro Civil José Silvino Sobrinho: indicação Crea PB
  • Engenheiro Agrônomo Marcio Antonio Portocarrero: indicação Crea MS
  • Engenheiro Civil Márcio Barbosa Callado: indicação do Crea AL
  • Engenheira Eletricista/Eletrotécnica Maria Emília de Lima Tostes: indicação do Crea PA