Crea-GO e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Uma parceria que pode trazer resultados inovadores para a fiscalização do Conselho

Publicado: 28/10/2022 - Fonte: INPE

A tecnologia espacial em tempo real pode contribuir com o trabalho da fiscalização do Crea-GO. No último dia 21/10, o presidente do Conselho, Eng. Civ. Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira e colaboradores das áreas de fiscalização e TI visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos-SP, para conhecer a instituição e assinar um Protocolo de Intenções, para utilização de imagens dos satélites do Instituto na fiscalização no estado.

“Este é um projeto pioneiro do Conselho goiano. Estamos focados em aperfeiçoar a fiscalização, mas queremos valorizar o profissional do Sistema. Cobrando a presença do engenheiro, agrônomo e geocientista, legalmente habilitados, abrimos espaço para a atuação dos profissionais nos quatro cantos do estado”, destacou o presidente Lamartine Moreira.

Foi acertada a realização de treinamento de pessoal do Crea-GO, pelo INPE, para o processamento e interpretação de imagens obtidas por meio de satélites diretamente do banco de dados da instituição para a fiscalização de obras e empreendimentos agronômicos, minerários e industriais no estado de Goiás. “As imagens de georreferenciamento nos possibilitará identificar os alvos de fiscalização, estabelecer o grau de prioridade e risco para a sociedade, tornando o processo mais célere, com custos menores. São tecnologias à favor do Sistema”, pontuou o gestor de fiscalização do Crea-GO, jeorge Frances.

O INPE realiza pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico, atividades operacionais e capacitação de recursos humanos nos campos da ciência espacial e da atmosfera, da observação da terra, da previsão de tempo e estudos climáticos, da engenharia e tecnologia espacial e áreas do conhecimento correlatas.

GraciellyOliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO