Revisão de regras para emissão de ART e Investimentos em benefícios aos profissionais marcam reunião do Colégio de Presidentes

Representantes dos Conselhos se reúnem em Teresina (PI)

Publicado: 01/12/2022 - Fonte: Equipe de comunicação do Confea

A revisão da Resolução n. 1.025/2009, que estabelece regras para emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de Certidão de Acervo Técnico (CAT), foi o tema de abertura do primeiro dia da sexta reunião ordinária de 2022 do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que está sendo realizada em Teresina (PI). O fórum congrega todos os presidentes das instituições que compõem o sistema profissional.

O normativo precisa ser atualizado, tendo em vista a nova Lei de Licitações (n. 14.133/2021), mas está encontrando impasses entre as áreas técnicas dos conselhos e seus presidentes. Atualmente, as regras para licitações podem obedecer a ambas as leis nova e antiga (n. 8.666/1993), mas, a partir de março de 2023, somente a nova vai valer, e requer adaptações de alguns normativos do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Investimento em obras, publicações e palestras técnico-científicas também foi destaque da fala do presidente do Confea, na tarde desta quarta-feira (30/11). “Já foram concluídas dez obras e reformas de sedes e inspetorias nos Estados, e 26 estão em execução; totalizando R$ 37,2 milhões em convênio com os Creas”, informou o eng. civ. Joel Krüger, acrescentando que outros R$ 18,1 milhões estão conveniados com os Regionais, por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu), que abrange quatro linhas voltadas para melhorias como aperfeiçoamento da fiscalização, treinamento corporativo, estruturação tecnológica das unidades de atendimento.

A entrega de informação aos profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências é outra prioridade da atual gestão. “Com R$ 9,2 milhões patrocinamos 29 publicações, 38 estandes e 137 eventos que incentivam inovação, atualização e geração de conhecimento técnico-científico”, disse o presidente do Confea.

Nessa linha, Krüger salientou os números da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) realizada em Goiânia (GO), de 4 a 6 de outubro. Considerado o maior evento tecnológico da área, proporcionou aos profissionais 46 apresentações realizadas por 102 palestrantes e 32 moderadores, além de quatro minicursos, 20 exposições na Ilha da Inovação e 24 reuniões de entidades de classe e fóruns consultivos. Com o formato híbrido, a Soea promovida em outubro passado, em Goiânia (GO), entregou conteúdo a 3.120 participantes presenciais e 3.850 que acompanharam a programação virtualmente.

Já a promoção do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) também realizado no Centro de Convenções de Goiânia, viabilizou a participação de 512 representantes de todo o Brasil em debates sobre 59 propostas de inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional, tendo sido validadas 48; todas alinhadas aos grandes temas nacionais. “Os números retratam o sucesso do evento realizado na nossa casa. Essa edição da Soea ficará na história, pois estávamos ansiosos pelo encontro que foi prorrogado dois anos por causa da pandemia da Covid-19. Agradeço a confiança do Confea, da Mútua e profissionais do Sistema e o empenho de todos os colaboradores que fizeram tudo acontecer”, agradeceu o presidente do Crea-GO,

Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea