Crea-GO vistorias em 12 pontes  e 1 viaduto de Goiânia considerados em estado crítico

O objetivo das vistorias é avaliar a real situação das Obras de Artes e alertar o poder público

Publicado: 16/12/2022 - Fonte: Câmara de Engenharia Civil do Crea-GO

Preocupados com a segurança da sociedade, representantes do Conselho de Engenharia e Agronomia de Goiás, realiza desde 2012 vistorias em pontes e viadutos definidas como Obras de Artes Especiais (OAE), de Goiânia. Nesta sexta-feira, 16, dez OEAs identificadas em 2019 com as piores avaliações foram vistoriadas. Outras três estruturas que em decorrência das avaliações recebidas na época por registrar piora nas avalições estrutural, funcional e/ou de durabilidade também foram periciadas.

O trabalho foi realizado com base na norma ABNT NBR 9452, que descreve uma metodologia para classificar o estado de conservação das estruturas. Foram vistoriadas 121 OAE’s na Capital. “O Conselho goiano tem como finalidade a defesa da sociedade. Acompanhar o estado dessas obras e alertar os órgãos públicos responsáveis pela manutenção dessas pontes e viadutos também é uma forma de proteger a população”, afirmou o presidente do Crea-GO, Eng. Civ.  Lamartine Moreira.

Foi elaborado um relatório técnico, apresentando a situação de cada Obra de Arte, destacando as dez que registraram as piores avaliações. A ideia foi estabelecer critérios de priorização para intervenções corretivas, com vistas a elevar a vida útil das estruturas, garantir sua estabilidade estrutural e segurança para seus usuários, além de minimizar custos destinados à reabilitação de OAE’s.

A falta de manutenção preventiva nas Obras acarreta vários transtornos aos usuários e à sociedade como um todo, como: danos à integridade física, perdas materiais e econômicas, redução do comércio local, redução da mobilidade urbana, aumento dos trajetos de deslocamento e perda de horas produtivas em engarrafamentos de trânsito.

Na vistoria desta sexta-feira, 16, foram encontrados problemas como sinais de umidade pelas estruturas, fissuras, ausência de defesa, entre outros. “Percorremos 13 estruturas importantes para a sociedade. Identificamos estruturas com grau de deterioração diferentes e outras que passaram por melhorias e é importante a reavaliação depois de uma intervenção”, afirmou o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura do Crea-GO, Eng. Civ. Ricardo Barbosa Ferreira.

A ação é fruto da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, o Crea-GO, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE-GO e consultores independentes a convite do CREA-GO.

As vistorias foram realizadas por duas equipes especializadas do Crea-GO e contou com a colaboração da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e da Defesa Civil de Goiânia. O relatório atualizado será entregue ao Ministério Público de Goiás e à Prefeitura de Goiânia, em janeiro de 2023.

Confira a lista completa de pontes e viadutos que foram vistoriados nesta sexta-feira, 16/12:

• Universitária, sobre o Córrego Botafogo
  • das Pirâmides, sobre o Córrego Água Branca