Profissional, você sabe a importância do Acervo Técnico?

Um currículo com comprovações certificadas para os profissionais das engenharias, geologia e geociências

Publicado: 12/01/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Os profissionais registrados no Crea-GO têm à disposição no site do Crea-GO, por meio de requerimentos online, a possibilidade de solicitar a emissão de Certidão de Acervo Técnico – CAT, que comprova a capacidade técnica do profissional, com base nas suas atividades desenvolvidas e registradas nas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e no atestado de capacidade técnica fornecido pelo proprietário da obra/serviço.

Essas comprovações são muito importantes para os profissionais. Nunca sabemos o dia de amanhã. Se surgir a chance do profissional participar de uma licitação ou processo seletivo que exige experiência técnica, o profissional estará preparado”, informa o líder da Área de Análise e Acompanhamento Processual de Registro, Cid Nelson Ferreira da Silva.

ART

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

É o documento emitido por profissionais registrados no sistema Confea/Crea, referente a execução de obras ou prestação de serviços. Um de seus principais objetivos é identificar o responsável pela execução da atividade, garantindo maior segurança à sociedade.

CAT

CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO

É o instrumento que certifica, para os efeitos legais, as atividades registradas no Crea por meio das Anotações de Responsabilidade Técnica emitidas anteriormente.

Tipos de CAT:

• Sem registro de atestado;

• Com registro de atestado de atividade concluída;

• Com registro de atestado de atividade em andamento.

O Crea-GO se destaca pela agilidade na entrega da Certidão ao profissional. Em 2020 foram emitidas 2.488 CATs, em 2021, 2.470, e em 2022, 2.573 CATs. “É um processo rápido e totalmente on-line. O Conselho goiano entrega a Certidão em até cinco dias úteis após o deferimento do processo. O Atestado é selado eletronicamente e o profissional pode consultar sua veracidade no site do CREA-GO e fazer a impressão quantas vezes necessitar com login e senha”, destaca Cid Nelson.

Este serviço pode ser solicitado online, no site do Crea-GO na aba de Serviços e depois em requerimento online. No site os profissionais também encontram orientações e modelos de Atestado de Capacidade Técnica.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo Atendimento Online do Crea-GO, clicando no canto inferior direito do site do Conselho goiano.

Gracielly Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO