Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Pesquisa indica quais profissionais devem ter mais demanda em 2023

Profissionais do Agro e especialistas em ESG estão entre os mais requisitados

Publicado: 17/01/2023 - Fonte: Michaelpage




A PageGroup, consultoria em recrutamento especializado de executivos de todos os níveis hierárquicos, traz a lista de cargos que estarão em alta neste ano e os perfis mais procurados pelo mercado de trabalho.

O material, produzido pelos consultores, Michael Page, traz as profissões com maior possibilidade de demanda a partir de análises de mercado e tendências de contratações das empresas para este ano.

São cargos executivos, de média e alta gerência, em níveis técnico e de suporte à gestão. Foram consultadas empresas de todos os portes (pequena, média e grande) em 14 setores. As engenharias e a manufatura estão entre eles.

O ano de 2022 foi marcado pela chegada de empresas com determinação para abrir novos negócios no Brasil. O mercado de papel e celulose apresentando novos produtos e embalagens devido ao aumento da demanda por delivery e entregas. Houve o desafio de encontrar matéria-prima disponível para a demanda e uma corrida no mercado de carbono e fertilizantes em função da guerra na Ucrânia. Isso fez com que a indústria refletisse sobre formas de ser mais eficiente em sua performance e estabelecer mais conectividade dos negócios. Com o aumento da produção, o quadro de profissionais aumentou junto da busca por perfis mais qualificados tanto na estrutura quanto na inovação dos negócios. Iniciativas como os planos de atualização dos portos, investimentos em linhas de trem, novos modelos de combustível, planos de produção de alimentos para redução da fome no mundo, novos modelos de produção e o câmbio favorável apontam para perspectivas positivas para 2023.

Toda essa inovação faz com que surjam novas posições de trabalho e, consequentemente, uma transformação do perfil do profissional de Engenharia e Manufatura. Antes, esse era um perfil muito mais técnico. Hoje esse profissional deve olhar para números e tomar decisões, estar antenado com as transformações do setor globalmente e ter capacidade de se adaptar, como na adequação às práticas de ESG que impactam toda a cadeia, assim como na adoção de novas tecnologias. Na liderança, o executivo precisa saber integrar mais os negócios, ter habilidade estratégica ainda maior voltada para inovação e ser um líder inspirador. Em termos de diversidade, ainda há muita oportunidade para promover o tema dentro da indústria, começando pela igualdade de gênero.

Os cargos mais demandados para 2023 serão: Diretor Industrial, Gerente de Produção, Gerente de Projetos, Gerente de Engenharia de Desenvolvimento, Gerente de P&D, Gerente de Qualidade, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Processos, Engenheiro de Manutenção, Coordenador de EHS, Coordenador de Qualidade e Coordenador de Projetos. Os setores que tendem a contratar mais serão: automotivo, químico, bens de consumo e o agro.

 

Fonte: Michaelpage