Crea-GO e Secretaria Estadual de Meio Ambiente juntos na fiscalização de barragens de Goiás

O grupo visa prevenir acidentes e garantir segurança à população da região

Publicado: 17/02/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO.

A primeira reunião do grupo multidisciplinar para elaboração um plano de fiscalização para barragens no Estado de Goiás foi realizada nesta sexta-feira, 17. O Grupo de trabalho conta com a participação de conselheiros do Crea-GO e profissionais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Semad para analisar a real situação das barragens de corpos hídricos do Estado. Segundo dados da Semad, existem em Goiás, cerca de 10.400 mil barragens, pouco mais de 5 mil são regularizadas.

A criação do Grupo composto por um representante de cada Câmara Especializada foi aprovada pelo Plenário do Conselho Crea-GO, durante a 873ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no dia 30/01/2023. “Essa é a primeira reunião de tratativas para aprimorar a fiscalização da obrigatoriedade do Responsável Técnico, em prol da segurança das barragens em Goiás de modo a evitar catástrofes ambientais e danos à sociedade”, ressaltou a coordenadora do Grupo pelo Crea-GO, conselheira, eng. agr. Daniela Rézio.

Este Acordo de Cooperação Técnica permite a união de esforços humanos e materiais e a troca de informações importantes entre o Conselho e a Semad para a proteção do meio ambiente, da fauna, flora e da sociedade”, afirmou o gerente de acompanhamento de Pós-Outorga e Segurança de Barragens da Semad, Marcelo Sales.

Também participaram da reunião, o coordenador adjunto do Grupo, o conselheiro Antônio Carlos Nonato, os conselheiros, Alexandre Gomes, Antônio Nonato, Idalino Hortêncio, o assessor institucional Crea-GO, Antônio de Pádua, o ex-conselheiro, Ricardo Ferreira, e os Eng. Civ. pela Semad, Regina Maria Rodrigues de Abreu e Jonatas Sinande.

Gracielly Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO