12º Encontro de Líderes dos 27 Conselhos

Um momento importante para discutir as necessidades de cada área para o desenvolvimento do País

Publicado: 28/02/2023 - Fonte: Equipe de comunicação do Confea

O 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, até quinta-feira, 02. O evento conta com a presença de representantes dos 27 Conselhos e presidentes, conselheiros federais, parte dos conselheiros regionais, presidentes de entidades de classe, inspetores e acadêmicos, representando 1,1 milhão de profissionais de 400 mil empresas das áreas correlatas ao Sistema.

Queremos deixar nosso conhecimento, energia e força de trabalho à disposição para que – com políticas públicas de mobilidade urbana, encostas, produção de energia, agronegócio, mineração, planejamento urbano, enfim, com todas as modalidades que abrangemos, no campo e na cidade – atinjamos nossos tão esperados desenvolvimento nacional e melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”, destacou o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, na abertura do evento.

Durante a abertura, participaram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin falou sobre o desenvolvimento do país sob o prisma da Encíclica Populorum Progressio, do Papa Paulo VI, segundo a qual “o desenvolvimento é novo nome para a paz”. “O nosso dever é criar essa oportunidade de desenvolvimento para as pessoas poderem realizar essa vocação de servir pelo seu trabalho. E a engenharia é a base para esse desenvolvimento, essa paz”.

Orgulho

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho afirmou que o Brasil tem orgulho do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. “As mil lideranças aqui reunidas demonstram a força dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências no desenvolvimento do Brasil”, analisou. Depois de mencionar o programa Minha Casa Minha Vida, retomado neste ano pelo governo federal, o ministro ponderou sobre o papel dos mais de um milhão de profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua. “Precisamos buscar novas maneiras de construir casas mais baratas sem comprometer a segurança dos imóveis. Engajem-se para valer nesse desafio nacional”.

A engenheira agrônoma e deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) comentou que não é preciso falar sobre a entidade, por seu destaque reconhecido por todos. E apontou que “o governo é parceiro e vai ouvir sim as nossas demandas, tenho certeza disso”. Parabenizando o presidente Joel e os presidentes dos Creas presentes, Marussa citou ainda o aumento da participação feminina no parlamento brasileiro. “Estamos para contribuir. Amo a minha botina, mas também o salto alto. Esse é o empoderamento feminino, podemos estar de botina, mas também de salto alto e vestido”.

78 SOEA

Depois do sucesso da 77ª Soea, realizada em Goiânia, em outubro de 2022, chegou a hora de começar a planejar a 78ª Semana Oficial da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, que será realizada em Gramado (RS). O lançamento do evento foi feito durante o primeiro dia do Encontro de Líderes. Neste ano a temática será “A importância da Engenharia na soberania nacional.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO
Fonte: Equipe de comunicação do Confea