Tecnoshow Comigo 2023

Começa a maior Feira de tecnologia rural do centro-oeste

Publicado: 27/03/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

A Tecnoshow Comigo 2023, começou nesta segunda-feira, 27 e segue até sexta-feira, 31, em Rio Verde-GO. Neste ano a feira completa 20 anos com ampla programação para o agronegócio.

Na solenidade de abertura o presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), Antonio Chavaglia deu às boas-vindas e destacou a importância das tecnologias para o sucesso da produção. "Nestes 20 anos o produtor agropecuarista passou por muitas adversidades, mas é necessário ter equilíbrio e responsabilidade. É necessário tratar a terra com cuidado e técnicas de sustentabilidade para ter o retorno que se espera dela. O trabalho da Cooperativa e da Feira é trazer informações para todos".

A reforma tributária fez parte dos assuntos apontados pelas autoridades presentes como uma das pautas mais preocupantes entre os produtores do agro. Na visão das entidades que representam a classe, as propostas apresentadas atingirão diretamente os pequenos produtores e a maior parcela da sociedade com o aumento da cesta básica.

"Com a reforma tributária o setor agropecuário vai sofrer diretamente com a incidência de 27 por cento de impostos. Este é o assunto mais importante do momento", destacou o presidente da Faeg, José Mário Schirainer.

A deputada federal, Marussa Boldrin, "Incansáveis homens e mulheres do campo... Todos os assuntos passam pela Câmara Federal, mas não conseguimos abraçar todos. Defendo o setor da agropecuário. Estou nas Comissões da Agricultura e do meio ambiente e por meio de debates e propostas vamos mostrar a importância desse setor. A reforma tributária como está sendo conduzida, nós não podemos deixar passar".

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale destacou a importância que o evento tem para o município. "A Feira tem representação internacional, com faturamento em 2022 de mais de 10 bilhões.  A agricultura representa a segurança alimentar do Brasil.  Vamos lutar para que tenhamos um plano de safra justo, com juros justo para contribuir com o desenvolvimento do país".

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado parabenizou a Comigo pelos 20 anos de história e pontuou que o agro tem que ser competitivo e ter capacidade de avançar cada vez mais. O produtor rural precisa ter estrutura não só da porteira para dentro, mas também estrutura rodoviária e ferroviária. Ao ser questionado pela taxação do agro, pediu 2 anos de prazo para que os produtores constatem as melhorias das rodovias Goianas.

"Cabe a mim trabalhar e responder por 7 milhões de goianos. Goiás é referência nacional no cooperativismo.   Goiás perdeu cerca de 40 por cento da arrecadação no último ano e precisamos compensar essa perda. Estamos fazendo rodovias que foram indicadas por vocês junto a Faeg. Toda a arrecadação com essas mudanças será repassada para o setor e aplicado em melhorias".

Durante toda a semana os participantes poderão acompanhar mais de 100 palestras, dinâmicas de pecuária, inovações, novas tecnologias em maquinários e ações sustentáveis. São mais de 650 expositores distribuídos em uma área de 170 hectares.

A Tecnoshow Comigo 2023 é considerada uma das três maiores do Brasil. A cidade de Rio Verde é a terceira cidade produtora de grãos do país. São esperados mais de 130 mil visitantes, durante toda a semana.

Gracielly Oliveira
Asssessoria de Imprensa do Crea-GO