Programa + Soea Sustentável contribui com a restauração do Cerrado Goiano

1500 árvores serão plantadas até o final de 2023 para promover a restauração florestal de dez mil metros quadrados às margens do Ribeirão das Antas, em Anápolis

Publicado: 31/03/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Mais uma etapa do Programa + Soea Sustentável começou a ser cumprida nesta quinta-feira, 30, com o plantio de 150 árvores para promover a restauração da vegetação nativa do Cerrado às margens do ribeirão das Antas, em Anápolis-Go. Outras 1350 árvores serão plantadas na área até o final de 2023 de espécies nativas como ipê, baru, jatobá, aroeira, copaíba, entre outras.

A ação foi possível com a parceria entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), a Mútua e a The Nature Conservancy (TNC) Brasil. “O Programa desenvolvido pelo Conselho goiano buscou de forma inédita dentre todas as edições deixar um legado socioambiental positivo e fazer isso por meio do reflorestamento de Cerrado foi um caminho muito importante onde agradece o meio ambiente e a sociedade”, declara o presidente do Crea-GO, Eng. Civ.  Agric. Seg. Trab. Lamartine Moreira.

O presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger destacou a importância dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências no processo de reconstrução. “O mais importante é a participação direta das nossas profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea que garantem a sustentabilidade. Esse é um exemplo prático de governabilidade, meio ambiente e integração social, O ESG. As nossas profissões conseguem recuperar e garantir a natureza para as próximas gerações”.

O Soea + Sustentável foi criado para a 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia realizado de 4 a 6 de outubro de 2022, em Goiânia, com a participação de quatro mil pessoas. A coordenadora de Sustentabilidade do Crea-GO, a Eng. Amb. Marcella Castro destaca o pioneirismo do Conselho Goiano no desenvolvimento de ações para diminuir os impactos negativos sobre o meio ambiente. “São 77 anos de evento, e nós estamos felizes em desenvolver um projeto de sustentabilidade que será levado adiante. Foi feita a contagem da quantidade de resíduos produzidos antes, durante e pós-evento, as emissões de gases de efeito estufa e o uso de água e energia, e agora serão plantadas as árvores”.

O Ribeirão das Antas

O Ribeirão das Antas, em Anápolis (GO), cujas nascentes se encontram dentro da área urbana da cidade, sofre com os impactos da elevada taxa de crescimento populacional. Quando sai da cidade e chega à área rural, o ribeirão já se encontra poluído e com a vegetação ciliar degradada em muitos trechos, fruto da expansão desordenada das atividades agropecuárias durante muitas décadas.

Diante das crescentes crises climática e hídrica, reverter esse quadro é urgente e imperativo. As áreas naturais preservadas são grandes aliadas no combate às mudanças climáticas, proteção dos cursos d’água e da biodiversidade local.

Segundo o gerente de projetos da The Nature Conservancy (TNC) Brasil, o Eng. Florestal destaca o André Targa, conservar e restaurar áreas naturais é uma das formas mais eficazes de reequilibrar o ciclo do carbono e, consequentemente, contribuir para reduzir o aquecimento global. “O Ribeirão das Antas é uma área de preservação permanente, uma APP, do município de Anápolis. O objetivo do plantio para recuperar a vegetação e protegê-la de erosões. A conservação dos recursos hídricos é uma das principais importâncias da mata ciliar. Essa é uma das primeiras propriedades que está participando do programa Produtor de Água no município que será lançado no mês de setembro”.

A restauração ecológica traz de volta a vegetação que existia na área e que, em algum momento, foi desmatada. Não é algo simples, pois envolve diversos aspectos, mas é uma forma de ajudar a natureza a se restabelecer. A vegetação natural tem um papel essencial no ciclo da água e na estabilização climática, além de fornecer alimento, matéria-prima para diversos setores e um ambiente rico em plantas e animais.

Restaura Brasil

A parceria entre TNC Brasil e Crea-GO é no âmbito do Restaura Brasil, campanha desenvolvida pela ONG com a meta de plantar um bilhão de árvores até 2030 e viabilizar a restauração de mais de 400 mil hectares de áreas degradas na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e, consequentemente contribuir com a meta climática brasileira assumida no Acordo de Paris. Até o momento, foram restaurados mais de 106 mil hectares, que representam mais de 265 milhões de árvores.

Empresas podem participar de diversas maneiras, seja aderindo a um dos planos de plantador, ou firmando parceria para acesso a uma plataforma online, que permite criar campanhas de doação com seus colaboradores, rede de fornecedores e consumidores.

Pessoas físicas também podem participar desse movimento de restauração florestal. Para contribuir, basta acessar o site da Campanha, escolher a forma de doação e onde gostaria que árvore fosse plantada.

Gracielly Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO