Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Os desafios da gestão de obras na prática

Em palestra gratuita no Crea-GO, especialista apresentou caminhos para obter eficiência na em gestão de equipes e processos

Publicado: 01/06/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO.




Uma obra, por mais simples que seja, precisa de um planejamento e de um gestor para administrar os problemas que podem surgir no meio do caminho. Trocar experiências e sanar dúvidas sobre a gestão de obras na prática foi o objetivo da palestra gratuita realizada na noite desta quarta-feira (31), no auditório do Crea-GO. Os profissionais da Engenharia Civil acompanharam os principais desafios do mercado atual e ferramentas que os gestores têm em mãos para obter eficiência na administração.

"Em uma obra, o trabalho do engenheiro se resume em 80% de administração e 20% de concretagem e outros serviços. O profissional precisa desenvolver habilidades de liderança para resolver problemas diários, mas também precisa saber adaptar toda a teoria que aprendeu nos estudos para a realidade, para a prática", apresentou o especialista em Gerenciamento e Construção Civil, eng. civ. Marcelo Alvarenga.

O especialista também destacou as famosas soft skills, que são as competências comportamentais, ou seja, aquelas adquiridas com experiência, ao longo da vida pessoal e da carreira. Elas envolvem desde relações interpessoais até a forma como a pessoa lida com situações de adversidade, inteligência emocional, entre outros fatores. “Esse é o maior dos desafios da atualidade. Um bom gestor precisa saber lidar com todo o público envolvido na obra do começo ao fim, do servente ao empresário”, ressaltou Marcelo.

O especialista também apontou todas as principais habilidades que não podem faltar a um bom gestor, e a ferramenta que pode ser utilizada para cada uma delas.

Habilidades Ferramentas
Capacidade técnica – embasamento teórico;
Capacidade crítica com visão geral dos problemas – escopo, tempo, pessoas, riscos e suprimentos;
Desenvolvimento de comunicação entre processos e pessoas;
MS Project ou Planilhas do Excel – para fazer o lançamento de todos os processos e gastos do inicio ao fim.
Desenvolver capacidade de liderança – inspirar, motivar e guiar o grupo rumo à meta em comum. Projeto de arquitetura bem definido – seguir a risca para evitar surpresas no futuro.

 

A palestra faz parte da programação de capacitação que o Conselho está disponibilizando de forma gratuita para os profissionais do Sistema. Acompanhe a programação completa AQUI.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO.



2.png
3.png
4.png
5.png
6.png