Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Senador Canedo promove Seminário de Mobilidade Urbana

Além de palestras, Plano de Mobilidade Urbana foi discutido e apresentou estratégias para tornar mobilidade mais eficaz, sustentável e democrática

Publicado: 01/06/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO.




Sociedade civil e autoridades do município de Senador Canedo se reuniram nesta quarta-feira (31), no Seminário de Mobilidade Urbana. O Crea-GO foi representado pelo assessor institucional eng, civ. Antonio de Padua Teixeira, integrante da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade.

O Plano foi confeccionado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), que realizou pesquisas no município, em conjunto com alunos do curso de Engenharia de Transportes e do curso técnico de Transportes Rodoviários. Esta foi a 4ª audiência pública realizada desde 2022, com apresentação de ações e diretrizes sobre diferentes formas de deslocamento, para que se adotem medidas fundamentais para melhorar a mobilidade e o dia a dia da população, tornando-o mais democrático.

Durante o evento, especialistas apresentaram a necessidade de mudança no comportamento das pessoas, além das mudanças estruturais. “Foi feito um diagnóstico da cidade pra fazer um prognóstico que serão as propostas de mudanças ou alterações que virão nas vias, propostas de extensão de ciclovia, de melhoria de calçadas e todas as outras intervenções que serão necessárias na infraestrutura da cidade pra melhorar a mobilidade, incentivando o uso do deslocamento ativo, à pé e de bicicleta, sem deixar de contemplar os outros modos”, destacou a professora de Engenharia e Transportes do IFG, Luciana Azevedo.

A apresentação do Plano atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU, estabelecida pela Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Os municípios devem apresentar seu Plano de Mobilidade Urbana como condição para receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana. “As cidades com mais de 120 mil habitantes são obrigadas a confeccionar o Plano para angariar recursos e investir na mobilidade da cidade”, afirmou Luciana.

Durante o evento, o prefeito de Senador Canedo agradeceu a participação e empenho de todos os parceiros na elaboração do documento e destacou a participação da população no processo. “Foram realizadas três audiências públicas para ouvir a população. Chegamos na 4ª audiência já com o relatório elaborado pelo IFG, vamos apresentá-lo à nossa sociedade e cobramos ainda mais a participação da população, por se tratar de trânsito que afeta a vida das pessoas no dia a dia”, destacou o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo. Antonio de Padua elogiou o trabalho realizado, que pode servir de referência para outros municípios. “Este dia é emblemático pois, pela primeira vez na Região Metropolitana, está sendo apresentado um plano concluído com propostas de melhorias”.

No período da tarde, foi realizada uma mesa redonda para debater o Plano, com as seguintes presenças: Benjamin Kennedy Machado da Costa, engenheiro de Planejamento e Obras e ex-presidente da CMTC; Camila Dantas, conselheira do CETRAN e observadora certificada do ONSV; Denis Biolkino Sousa Pereira, professor titular do IFG; ex-secretário municipal de Mobilidade de Goiânia e Riumar dos Santos, diretor de Planejamento da GOINFRA, e Antonio de Padua, reapresentando o Crea-GO.

Assessoria de Comunicação do Crea-GO.



2.png
3.png
4.png
5.png
6.png
7.png
8.png