Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Projeto Geoparque Chapada dos Veadeiros

Codesu, do Crea-GO, articula evento que visa tornar Geoparque uma realidade

Publicado: 15/06/2023 - Fonte: Coord. de Sustentabilidade do Crea-GO




Sociedade civil, autoridades e especialistas se reuniram na segunda-feira (12) para falar sobre o Projeto Geoparque Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás e outros 7 municípios que compõem a região da Chapada. A palestra e apresentação do projeto foram ministradas pela geóloga Joana Paula Sánchez. A ideia nasceu há 7 anos, durante o pós-doutorado da especialista, apaixonada pelos estudos da terra e suas evoluções.

“O pilar central do Geoparque é a educação e o turismo vem depois. O que estamos fazendo depois de muito estudo e mapeamento é dialogar com a comunidade e representantes dos municípios que fazem parte da Chapada para viabilizar o Geoparque e trazer benefícios para a população local”, ressaltou Joana Sánchez. A palestra da especialista em geoconservação e patrimônio geológico e também em mapeamento geológico estrutural foi uma oportunidade, para muitos, de conhecer e acessar dados sobre as formações das rochas e das cachoeiras, atrativos da região e também de ouvir os anseios da população local.

A proposta da reunião partiu da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Crea-GO (Codesu). “A função da Codesu é ser articuladora de ações nas atividades para projetos importantes para comunidades que vivem do turismo, agregando valor para toda a região”, destacou o geólogo coordenador da Codesu, Renato de Barros.

Um dos assuntos abordados foi o período de seca, que deixa os Bombeiros e as autoridades de preservação ambiental em alerta com relação às queimadas, que são frequentes nessa época. "Os Bombeiros trabalham com a Operação Cerrado Vivo, a fim de conscientizar a população dos riscos das queimadas para a sociedade e a destruição do bioma", alertou o tenente do CBM-GO, Fernando Franco. Atualmente existem 177 Geoparques em 46 países e Goiás está próximo de ter a Chapada dos Veadeiros reconhecida também. A UNESCO é a organização que chancela os Geoparques, que devem ser territórios de interesse geológico e geomorfológico que tenham uma estratégia de desenvolvimento responsável tanto social quanto ambiental.

Para que isso se torne realidade, a região precisa atingir alguns objetivos propostos pela UNESCO, para atingir as funções características de um Geoparque. Os principais são a educação em todos os níveis acadêmicos e o desenvolvimento do geoturismo, a conservação do patrimônio geológico e a investigação científica e o desempenho de um papel ativo no desenvolvimento econômico da população regional.

CHAPADA

A Chapada dos Veadeiros é um importante berço e divisor de águas. É drenada por afluentes dos Rios Maranhão e Paranã, formadores do Rio Tocantins, que busca, ao Norte, a Bacia do Rio Amazonas. A vegetação predominante é o Cerrado, com matas ciliares, veredas com Buritis e campos floridos de sempre- vivas, Canelas de Ema, Caliandras, Mimosas e outros que, principalmente a partir de janeiro, florescem atingindo o ápice em maio, deixando a região ainda mais linda.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO.



3.png
5.png
6.png
4.png
2.png