Evento em Homenagem ao Dia das Mulheres na Engenharia

Solenidade foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília

Publicado: 22/06/2023 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea

Nesta manhã (22), um evento solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (celebrado dia 23 de junho) foi realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, liderado pela deputada federal Marussa Boldrin.

A homenagem teve presença dos e das presidentes dos Conselhos federal e regionais, além de conselheiras, profissionais das Engenharias e da coordenadora adjunta do Comitê Goiás.

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou as iniciativas desenvolvidas por sua gestão em prol da igualdade de gênero no Sistema.

A data foi criada pela Women’s Engineering Society em 2014 como um incentivo para a luta de todas as mulheres profissionais, que atuam em benefício da sociedade e de suas profissões. O presidente do Confea salientou a criação do Programa Mulher no Crea-PR em 2016, tendo sido levada ao Confea no início de seu primeiro mandato. “Queríamos dar essa amplitude nacional e em 2018 criamos o Programa no Confea como espaço de abertura de oportunidades às nossas profissionais em todo o Brasil”, considerou.
Atualmente, sete mulheres ocupam a presidência de Creas: Nanci Walter (Crea-RS), Vânia Abreu de Mello (Crea-MS), Rosa Tenório (Crea-AL), Ana Adalgisa (Crea-RN), Fátima Có (Crea-DF), Adriana Falconeri (Crea-PA) e Carmem Nardino (Crea-AC).

“O Programa Mulher é muito importante para o Brasil. A gente precisa muito do Sistema. Temos perspectiva de fazer o setor de Engenharia e de Agronomia voltar a ser cada vez mais importante para o Brasil”, destacou a deputada Marussa Boldrin, lembrando ainda a necessidade de investimentos no ensino básico.

A engenheira mecânica Michele Costa agradeceu o apoio da deputada Marussa Boldrin, responsável pela aprovação da sessão plenária. “Fico honrada de participar da aprovação dessa data. Não represento só o plenário, mas todas as mulheres do Sistema e me sinto representada por cada uma de vocês. O Programa Mulher foi o maior incentivador de todo esse movimento de mulheres profissionais. Hoje, somos três mulheres entre 18 conselheiros no plenário, isso já é uma mudança devido a e esse programa, que tem nos incentivado ocuparmos os nossos cargos de liderança”, disse a conselheira federal.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO
Fonte: Equipe de Comunicação do Confea