Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser!

Crea-GO realiza evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Publicado: 27/06/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Com o objetivo de promover união, valorização e empoderamento das mulheres, a palestra Tecendo Palavras, Libertando Amarras foi realizada nesta manhã (27) no Crea-GO e teve enfoque no incentivo para que as mulheres assumam o protagonismo em suas vidas, ocupando posições de destaque e liderança na sociedade. O evento reuniu profissionais do Sistema, estudantes e a sociedade em geral.

A palestra foi ministrada pela odontóloga e escritora Jussara Helene. Aos 61 anos, ela se orgulha de se aventurar na carreira da escrita, e utiliza a poesia como forma de denunciar e tornar públicos problemas enfrentados por mulheres reais. “Muitas mulheres vivem violência de forma camuflada. Precisamos nos unir para mudar essa realidade”, afirmou a escritora. “Somos mulheres independentemente da profissão que escolhemos seguir. Precisamos deixar a rivalidade umas contra as outras e nos unir para vencermos” vislumbrou.

O evento faz parte da série de ações realizadas pelo Sistema Confea/Crea para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado no dia 23 de junho. A data foi criada pela Women’s Engineering Society em 2014, como um incentivo para a luta de todas estas mulheres profissionais.

O presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira, salientou a grande preocupação do Conselho com o tema da equidade. “Agradeço pela oportunidade de estar no meio de tantas mulheres que tornam a cada dia o nosso Sistema tão grandioso”. O líder pontuou ainda que, na atual gestão, fez questão de nomear lideranças femininas no Conselho e nas Casas da Engenharia. “O Programa Mulher foi criado para valorizar e dar voz às mulheres no Sistema, com ações que trabalhem a equidade de gênero”. Lamartine finalizou agradecendo o trabalho da coordenadora do Programa Mulher do Crea-GO, eng. amb. Leidiane Martins.

O Programa Mulher

O Sistema Confea/Crea e Mútua lançou a versão atualizada da Cartilha do Programa Mulher, que traz avanços desde que foi instituído, em 2019, e como os números da participação feminina cresceram. Além disso, sinaliza ações futuras em prol da equidade de gênero, em conformidade com o que preconiza a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Programa Mulher vem ganhando força e expressividade em todo o Brasil. Entre os resultados alcançados, estão a implantação do projeto nos 27 Creas, o mapeamento da participação feminina no Sistema e o auxílio à realização de fóruns de discussão. Desafios também foram lançados, como o incentivo do Confea para que os Regionais aumentem em, no mínimo, 10% das taxas de representação das mulheres como conselheiras, em comparação ao ano de 2018.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO.