Crea-GO e Polícia Rodoviária Federal Fiscalizam Veículos com Cargas Superdimensionadas

Parceria visa deixar rodovias goianas mais seguras

Publicado: 28/06/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Crea-GO e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão realizando uma ação intensificada de fiscalização de veículos de transporte de cargas superdimensionadas nas rodovias goianas. A ação tem como objetivo contribuir para a segurança nas rodovias federais e coibir possíveis irregulares nesse tipo de transporte, como a falta de profissionais responsáveis técnicos pelo veículo e pela carga, além de favorecer a fluidez do trânsito e conservação do pavimento asfáltico das rodovias.

A parceria entre Crea-GO e PRF permite que as fiscalizações sejam mais criteriosas e globais, uma vez que fica a cargo da PRF o cumprimento das Leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e das normativas especiais de trânsito. O Crea-GO, por sua vez, é responsável pela checagem do laudo técnico que é agregado à autorização de trânsito.

“Quando o veículo é superdimensionado, o engenheiro responsável tem de emitir o laudo técnico atestando que o veículo tem segurança para circular nas rodovias, e a PRF assegura o cumprimento das normas de trânsito. Essas fiscalizações ajudam na segurança do trânsito nas rodovias “assegurou o chefe do Núcleo de Segurança Viária da PRF, Arthur Rocha.

Os dados realísticos à segurança no trânsito são alarmantes. Segundo a PRF, no ano de 2022, foram registrados 2.014 acidentes nas rodovias federais e, em Goiás, 629 envolvendo veículos de carga, o que corresponde a 31% do total de acidentes de todo o ano. Nos primeiros três meses de 2023 foram registrados 464 acidentes nas rodovias federais sendo 123 envolvendo veículos de carga em Goiás.

Segundo o gestor da Fiscalização do Crea-GO, Jeorge Frances, o Conselho atua em defesa da sociedade nas mais diversas áreas de atuação. “Os veículos com transporte de cargas superdimensionadas precisam ser atestados por um engenheiro mecânico, que emitirá um laudo técnico assegurando as boas condições para a execução do serviço”.

Carga superdimensionada

Carga superdimensionada, ou carga excedente no transporte rodoviário, é um tipo de carga transportada fora dos padrões normais de circulação em vias públicas e rodovias, sendo em tamanho e peso.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO

2.png