Energia como Fator Estruturante para Goiás

Workshop reúne profissionais do setor energético e de infraestrutura para discutir a temática

Publicado: 16/08/2023 - Fonte: Coinfra

O assessor institucional do Crea-GO, Antônio de Pádua, participou nesta quarta-feira (16) de uma reunião do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O encontro na Casa da Indústria foi liderado pelo empresário Célio Eustáquio de Moura e reuniu conselheiros e profissionais do setor para discutir a energia como fator estruturante para as indústrias de Goiás.

"Vamos ter um diferencial muito grande nos próximos anos com relação à geração distribuída. Hoje, 87% da energia está no mercado livre", afirmou Roberto Vagner ao abrir a discussão. "Acredito que teremos um movimento muito grande de indústrias para o mercado livre nos próximos anos", completou.

"Atualmente, usa-se a energia elétrica como arrecadadora para várias políticas públicas. Precisamos repensar esse modelo em que o consumidor de energia arca com esse custo", argumentou o gerente da CNI, ressaltando que quase 13% do valor da tarifa do consumidor residencial se refere a subsídios. No caso da indústria, a atual política tem impacto direto na competitividade, já que o custo é repassado aos produtos.

Ricardo Tili explicou sobre a atuação da agência como reguladora do setor. Ele destacou a importância da modernização do setor elétrico, com destaque às discussões em torno da descarbonização, digitalização, descentralização e democratização no acesso ao serviço. O diretor da Aneel listou as oportunidades de novos negócios no segmento, diante das abordagens das energias renováveis, tecnologias disruptivas, novos serviços e players no mercado e o consumidor como protagonista nessa nova conjuntura.

Nesse cenário, o representante da Aneel destacou a importância do mercado livre de energia. "Hoje sobra energia no mercado. Precisamos criar oportunidades e incentivar a ida do consumidor para o mercado livre, criando facilidade para essa migração da geração distribuída para o mercado livre. Esse movimento tende a criar um equilíbrio maior no sistema", afirmou.

Antonio de Padua analisou a importância dos assuntos discutidos. "Na reunião foi apresentada a situação brasileira em relação às fontes de energia, com a hidrelétrica em primeiro lugar seguida pela solar e pela eólica, confirmando a excelente posição conquistada pelo Brasil no que se refere às fontes renováveis. Destacou-se também a importância de contar com um parque importante de termelétricas, que podem complementar estas intermitentes quando necessário. Em relação a elas foi citado também o movimento que está acontecendo de substituir o óleo predominante no momento pelo gás, o que será um avanço ainda maior em direção à descarbonização, em que o Brasil é destaque mundial" observou.

Participaram do workshop o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Ricardo Tili e do gerente de Energia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Vagner e o vice-presidente da Fieg Emílio Bittar e do ex-presidente da federação Pedro Alves de Oliveira.

Assessoria de Imprensa do Crea-GO
Fonte: Coinfra