Dia Nacional do Cerrado

Crea-GO possui iniciativas para preservar o bioma

Publicado: 11/09/2023 - Fonte: Sustentabilidade do Crea-GO

Desde 2003, no Brasil, o dia 11 de setembro é marcado pela conscientização quanto à necessidade da preservação do Cerrado. Considerado berço das águas brasileiras, este é um dos maiores biomas do país, cobrindo cerca de 25% do território nacional. Indo ao encontro de seu papel social de construção de um mundo cada vez melhor, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO) possui, durante todo o ano, ações e programas que visam a sustentabilidade e a preservação do meio-ambiente, em especial o Cerrado.

A maior parte do Cerrado está concentrada nos estados de Goiás, Tocantins, sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão e oeste do Piauí, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A riqueza de espécies de seres vivos impressiona: estima-se que existam mais de 6 mil espécies de árvores e 800 de aves, entre elas, a Seriema, que é o símbolo do Troféu Seriema - Prêmio Crea de Meio Ambiente. Realizada pelo Conselho de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), a premiação tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as ações do dia a dia e seus impactos no meio ambiente. Os vencedores recebem uma estatueta no formato da ave, que é encontrada principalmente na região central do Brasil e se destaca pela capacidade de adaptação e sobrevivência. O conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmonios ao objeto, que se tornou a identidade do Prêmio, considerado o Oscar da sustentabilidade. Neste ano, o Troféu Seriema está em sua 21ª edição e o tema escolhido foi Pessoas Mudam o Mundo, para reconhecer trabalhos cotidianos e o quanto as pessoas têm o poder de transformar seu entorno, realizar sonhos e concretizar ideias.

Além do Troféu Seriema, o Crea-GO é o pioneiro no programa Cidades Verdes, que objetiva incentivar os municípios goianos a plantarem um futuro melhor, com a construção de  viveiro, a recuperação de áreas degradadas e de nascentes, a conscientização da relação harmoniosa entre os recursos e os bens naturais, entre outras ações afins à preservação do meio ambiente. O Conselho goiano também realiza diversas palestras e capacitações voltadas para a temática de preservação ambiental.

A SIMBOLOGIA DA DATA

O Dia Nacional do Cerrado foi criado em homenagem ao ambientalista e defensor do Cerrado, Ary José de Oliveira, conhecido como Ary Para-Raios, que nasceu em 11 de setembro de 1931. Ary fazia da arte de circo uma forma de dar visibilidade às causas humanitárias e ambientais.

ACESSE AQUI O SITE DO TROFÉU SERIEMA

Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO.