Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Workshop – Trabalho em Altura e Espaço Confinado

Especialistas alertam para os cuidados essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores

Publicado: 29/09/2023 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO




Falar sobre os riscos dos trabalhadores que atuam em espaço confinado e em altura foi o objetivo do Workshop realizado nesta sexta-feira (29), no auditório do Crea-GO, pela Primazzia Consultoria e apoio do Conselho goiano. O dia de evento foi dividido em parte teórica, pela manhã, em que os especialistas abordaram as Normas Reguladoras NR-33 e NR-35, além de um segundo momento, com contato prático com materiais utilizados nos trabalhos que oferecem riscos e equipamentos de proteção individuais (EPIs). 

O tecnólogo em Segurança do Trabalho, Nestor W Neto, alertou sobre a necessidade da percepção de riscos e cuidado ativo nos trabalhos envolvendo altura e espaço confinado. “Não é possível separar o trabalhador da vida pessoal, por isso, a percepção deve envolver multifatores: psicossociais (emoções, vida pessoal e clima de trabalho), fisiológicos (saúde do corpo, bem-estar, alimentos e remédios) e cognitivos (conhecer os perigos e riscos das unidades e das tarefas). Segurança do trabalho é sinônimo de bem-estar”. 

O especialista aponta uma série de cuidados que devem ser seguidos no dia a dia para se alcançar êxito na segurança do trabalho: 
- Avaliar a quantidade de regras; 
- Gerenciar o nível de atenção conforme o nível de risco do trabalho a ser executado;
- Apontar e falar sobre o que requer atenção, para manter o foco;
- Cuidado ativo, fazendo com que o outro se sinta melhor.

A NR-33 é uma norma que deve ser seguida para trabalhos confinados (local com limitação de entrada e saída, com ventilação insuficiente para remover contaminantes e com deficiência de oxigênio), que estabelece medidas de prevenção, administrativas e pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais dos trabalhadores. Esta Norma se aplica em serviços de gás, água e esgoto, eletricidade, telefonia, construção civil, siderúrgicas, metalúrgicas, agricultura e agroindústria, sobretudo em atividades que envolvam obra, reparo, manutenção, limpeza e salvamento.

A NR-35 regulamenta o trabalho em altura, aponta quem pode realizar essa atividade e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a atividade. Além disso, de estipula exigências mínimas de proteção para o trabalhador, que deve possuir idade entre 21 e 45 anos, biotipo adequado, ser especializado no trabalho em que for executar e estar familiarizado com os equipamentos inerentes ao serviço. 

Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO



2.png