Equipamentos de última geração e realidade virtual serão utilizados na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho
Publicado: 23/10/2023 - Fonte: Sistema FiegNesta segunda-feira (23), o Crea-GO foi representado pelo 1º e 2° diretores financeiros do Conselho goiano, eng. mecânico Weslley da Silva Alves e eng. civil William Roberto de Souza, respectivamente, na inauguração do Laboratório de Soldagem do Sistema Fieg (Sesi e Senai). O lançamento foi realizado após a identificação da necessidade do mercado da indústria goiana, de profissionais habilitados nesta área.
O novo espaço possui equipamentos de última geração, aliando inovação e tecnologia à área de soldagem. “Hoje nós estamos preocupados com formação dos jovens, e os nossos são trilíngues; eles aprendem português, inglês e linguagem de programação de computadores, durante toda a formação. Esse trabalho que fazemos todos os dias é a visão que temos de desenvolvimento da mão de obra como instrumento de atração de novos investimentos para Goiás e a para a sociedade com melhora da renda e desempenho”, afirmou o presidente da Fieg, Sandro Mabel.
“Goiás é um estado com alta demanda de profissionais qualificados nessa área de soldagem para atuar em indústrias de todos os portes. Esses jovens que se qualificam aqui podem ser o futuro das nossas Engenharias”, vislumbrou William Roberto.
O eng. mec. Weslley da Silva Alves, que também é coordenador da área de Metal Mecânica da Faculdade Ítalo Bolongna, destacou a capacidade de formação do Laboratório, que pode atender cerca de 500 alunos nos três turnos. “Nós temos muitas empresas que utilizam desse tipo de tecnologia de soldagem. Com o investimento em novas tecnologias e maquinários, o Senai tem o que há de melhor em maquinário e tecnologia de ponta para proporcionar aos alunos a melhor qualidade de ensino na área”.
O investimento no Laboratório foi superior a R$ 8 milhões e a revitalização vai ampliar o portfólio de produtos e serviços oferecidos pela unidade ao setor de metal/mecânica. Com 30 postos de trabalho, além de salas de aula, o espaço ganhou os equipamentos mais avançados disponíveis no mercado, incluindo tecnologia de realidade virtual, que facilita o aprendizado sem que haja riscos, enquanto o estudante aprimora suas habilidades antes de operar diretamente com os equipamentos físicos. Entre os novos equipamentos, estão uma máquina de corte em plasma, dois simuladores de processo de solda e uma máquina de solda a laser.
Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO.
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO