Estamos online!

menu

Outubro se foi, mas o autocuidado deve permanecer

Palestra online discute a importância do autocuidado feminino

Publicado: 01/11/2023 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO




Para encerrar o mês de outubro, o Crea-GO realizou, na noite de ontem (31), por meio do Programa Mulher e em parceria com o Instituto Mulheres do Saneamento (Musas), a palestra O Autocuidado em Pauta na Engenharia, ministrada pela conselheira do Crea-GO, eng. civil Doralice Barros.  O evento visou conversar com mulheres das Engenharias, Agronomias e Geociências sobre temáticas relacionadas ao Outubro Rosa. 

A palestra foi mediada pela coordenadora do Programa Mulher do Crea-GO, eng. amb. Leidiane Martins, e teve também a presença da presidente em exercício do Crea-GO, Wanessa Rocha. O bate-papo abordou temáticas como autocuidado, exames periódicos, autoconhecimento, diagnóstico precoce e a importância de uma rede de apoio, “Um diagnóstico precoce aumenta a chance de cura e sobrevida, é importante se observar e buscar ajuda profissional”, destacou a palestrante.

Doralice compartilhou com os presentes sua luta frente ao câncer de mama, narrando toda a trajetória que teve que percorrer e os desafios que encontrou, sempre frisando a importância de seu diagnóstico precoce e a rede de apoio que teve. “Ter coragem não significa ausência de medo, mas partir para a ação, mesmo tendo medo”, comentou a engenheira. A convidada ressaltou que a discussão sobre o câncer de mama e os exames/cuidados para o diagnóstico não devem ser pautados somente no mês de outubro, mas durante todo ano. “Estamos finalizando o mês de outubro. Que a campanha não se finalize, tem que ser uma conversa de todo ano e todos os dias. As mulheres acabam se sobrecarregando e esquecem de cuidar de sua saúde. Temos que olhar para nós mesmas e todos que estão ao nosso redor, se cuidar é cuidar de quem a gente ama”, argumentou Doralice.

Durante a conversa, houve um momento para a troca de vivências e compartilhamento de sentimentos. A presidente em exercício, Wanessa Rocha, agradeceu a presença de todos e acrescentou: “Nós ficamos pensando, refletindo, sobre as pessoas que amamos e sobre a importância do autocuidado, temos que tirar um tempo para refletir e nos cuidar”.

Ao final, a coordenadora Leidiane Martins apresentou o Programa Mulher como um dos apoiadores de iniciativas como essa e destacou: “Todas as engenheiras têm que se sentir participantes e pertencentes ao Programa, ele não é meu, é nosso!”.

Confira a cartilha  de direitos da mulher com câncer clicando AQUI!

Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO