Colégio de Coordenadores de Cursos do Crea-Goiás

Conselho goiano possui programa para garantir proximidade com IES

Publicado: 13/11/2023 - Fonte: Coord. de Publicidade e Imprensa do Crea-GO

O Crea-Goiás tem como foco de suas ações a defesa da sociedade no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados, buscando o respeito à ética profissional e, principalmente, coibindo a prática do exercício ilegal das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Além das constantes capacitações e cursos oferecidos gratuitamente pelo Crea-GO e o patrocínio à difusão do conhecimento, em que foram disponibilizados quase R$ 2 milhões nos últimos semestres, para que esses objetivos sejam atingidos, é imprescindível que os profissionais recebam uma formação sólida, e, aí entram as Instituições de Ensino, preparando-os para os desafios tecnológicos, e produção de soluções técnico-científicas que atendam às necessidades e interesses do mercado de trabalho, considerando aspectos humanos; sociais e éticos; ambientais; e econômicos. Há, portanto, uma complementaridade entre as ações de ambos e, nada mais lógico do que o entendimento entre eles, formando uma parceria que possa resultar na melhoria da qualificação dos profissionais, preparando-os para melhor prestar seus serviços.

Com esse propósito, o Crea-GO criou, em 2022, o Colégio de Coordenadores de Cursos, constituído pelos coordenadores de cursos, ou seus representantes, das Instituições de Ensino das áreas afetas ao Sistema. Para esse fim, foram convidados todos coordenadores de cursos das modalidades da Engenharia e da Agronomia de Instituições de Ensino situados no Estado de Goiás, que, reunidos em assembleia ordinária, elegeram os seguintes membros dirigentes: coord. titular: Charles Pereira Chaves – IF Goiano - Rio Verde e os seguintes professores(as) como coordenadores regionais: Área I: Prof. Agno Alves Vieira - IFG-Formosa; Área II: Prof. Humberto Ruggeri – UFG; Profª. Alzirene de Vasconcelos Milhomen - UEG-Anápolis; Área V: Prof. Ricardo Alexandre Lambert – ULBRA – Itumbiara; Área VI: Profª. Kátia Maria de Souza – UNIBRASILIA - São Luís dos Montes Belos.

Entre as ações propostas ao Colégio, duas estão em andamento. A primeira é a concessão do 1º Prêmio Crea-GO de Destaque Acadêmico, cujo objetivo é reconhecer de destacar os trabalhos científicos desenvolvidos pelos estudantes durante suas graduações, contemplando os autores, os professores orientadores e a Instituição de Ensino na qual o trabalho foi desenvolvido. Foram inscritos 54 (cinquenta e quatro) trabalhos, sendo aprovados 52 (cinquenta e dois). Essa ação encontra-se nas fases finais, e, a premiação está prevista para o dia 27 de novembro de 2023, na sessão plenária ordinária do Crea-GO. Como contribuição ao conhecimento, esses trabalhos aprovados farão parte de um repositório a ser hospedado no site do Crea-GO e ficarão disponíveis para pesquisas científicas pela comunidade em geral.

A outra ação, que é um desafio, é a elaboração de um Histórico Escolar e uma ementa de referência dos cursos das áreas abrangidas pelo Sistema, de modo que seja gerado um documento que embase o Crea-GO nos registros de profissionais e concessão de atribuições, criando uma uniformização de procedimentos. Esse documento servirá também, como referência para as instituições de ensino que pretendam criar cursos ou modificar os Projetos Pedagógicos de Cursos, evitando possíveis ocorrências que levem à concessão de atribuições com restrições de campos de atuação profissional aos seus egressos.

Com essas iniciativas, o Crea-GO espera que o relacionamento entre a autarquia e as Instituições de Ensino seja cada vez mais estreita e colaborativa, promovendo a melhor formação dos futuros profissionais.