Eleições 2023

Confira o Mapa Geral de Apuração das Eleições

Publicado: 22/11/2023 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa do Crea-GO

Na última sexta-feira (17), foram realizadas as primeiras eleições com votação pela internet do Sistema Confea/Crea e Mútua. O processo entrou para a história com recorde de participantes, com 141.784 votantes no país, além de ter sido mais econômico, com investimento total de R$ 705.000,00 (para fins comparativos, a eleição de 2020 teve 62.289 votantes no país, e foram investidos R$ 3.595.732,00).

A eleição também se destacou pela transparência e lisura, com utilização de chaves criptográficas e emissão de zerésima antes do início da votação. “A geração do par de chaves era necessária para que os votos ficassem encriptados durante todo o processo de votação até a apuração. Foram duas chaves: a pública, que é usada para encriptação dos votos que é feita no navegador dos eleitores; e a privada, que foi inserida no sistema para que fosse feita a apuração”, explicou o diretor da empresa responsável pelo sistema de votação, Alexandre Ross Swioklo, Também foram contratadas duas empresas de auditoria: Webvoto e The Perfect Link, a fim de assegurar ainda mais a segurança do pleito.

A apuração foi feita em tempo real pelo Canal no Youtube do Confea (ASSISTA CLICANDO AQUI) e o Mapa Geral de Apurações das Eleições foi publicamente disponibilizado (CONFIRA CLICANDO AQUI)